CinePET apresenta Finding Vivian Maier
O grupo PET – Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está promovendo a sessão de cinema CinePET. Nesta quarta-feira (24), às 16h30min, será realizada a última exibição do semestre. O filme em cartaz é Finding Vivian Maier.
A comentarista será a professora Francisca Michelon, do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e do Núcleo de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Ela é professora de Metodologia Científica e Pesquisa Arquivística e Documental da UFPel.
O CinePET busca trazer questões ligadas à arte e à cultura para reflexão e discussão entre os participantes, a partir da apresentação do filme, seguida de debate entres expectadores e profissionais convidados.
A exibição ocorre no Museu do Doce (Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório). A entrada é livre e o PET Conservação e Restauro emite certificados de participação.
Finding Vivian Maier
Vivian Maier atravessou sua vida como uma simples babá – sem filhos, marido ou parentes próximos. Nos dias de hoje, no entanto, seu nome ostenta a reputação de uma das mais talentosas e perspicazes fotógrafas de rua dos EUA. O reconhecimento póstumo se deu graças a descoberta de um verdadeiro tesouro, escondido no apartamento em que Vivian viveu até sua morte, em 2009: mais de 100 mil retratos das maravilhas e peculiaridades da América urbana. Seguindo pistas espalhadas por todo os EUA, o documentário desvenda os mistérios por trás dessas fotos e da própria vida de Maier.