UFPel encaminha proposta de mestrado profissional para servidores
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está encaminhando à CAPES proposta de mestrado profissional voltado ao público de servidores da instituição. A informação foi dada com exclusividade pelo reitor Mauro Del Pino para a Associação dos Servidores da Universidade (Asufpel), na tarde desta segunda-feira (15).
O projeto do mestrado profissional em rede está sendo estruturado em conjunto com outras quatro universidades gaúchas, a FURG, a Unipampa, a UFFS e a UFSM, que gerenciará o programa. O projeto será entregue à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no dia 7 de julho para avaliação.
O curso terá a duração de dois anos, será semipresencial, e terá como tema a administração pública. Cada universidade receberá um polo do curso. A proposta é que sejam oferecidas até 30 vagas por polo. Segundo Del Pino, se o projeto for aprovado pela CAPES, a primeira turma iniciará em março de 2016. A UFPel já possui 13 docentes comprometidos com o projeto.
A categoria recebeu com satisfação as informações passadas pela Reitoria. Diversos servidores parabenizaram a administração pela iniciativa e pelo empenho em resolver uma pauta histórica, considerada muito relevante pela categoria.
Del Pino ainda destacou questões voltadas ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e afirmou que levará a proposta da categoria para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
A reunião, que ocorreu na sede da Asufpel, contou com a presença do reitor Mauro Del Pino, do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, do pró-reitor Administrativo, Antônio Carlos Cleff, e dos assessores da Reitoria, Paulo Koschier e Lorena Gill.