Fapergs vai apoiar 2ª edição do programa Les Doctoriales no RS

les_doctorialesA Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) vai apoiar a 2ª edição do programa Les Doctoriales. O programa permite aos estudantes ampliar o conhecimento sobre o mundo profissional, incentivando a excelência acadêmica e incrementando a inovação no estado.

A edição gaúcha no ano passado foi a primeira em que o projeto, criado há 20 anos na França, foi realizado fora da Europa. A segunda edição terá novamente a coordenação de Ghíssia Hauser, da Diretoria de Incentivo ao Desenvolvimento da Fundação Metropolitana de Planejamento (Metroplan).

Nesta segunda-feira (8), os diretores presidente e administrativo da Fapergs, Abilio A. Baeta Neves e Marco Antonio Baldo, o membro do Conselho Superior da fundação e pró-reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Pedro G. Gomes, se reuniram com Ghíssia e representantes de dez universidades para planejar o evento, que ocorre em novembro.

O Les Doctoriales é uma parceria entre Fapergs, Fiergs, Sebrae, Capes, Procergs, Finep, L’Unam, Aliança Francesa, Consulado Geral da França em São Paulo, Vale dos Vinhedos e instituições de ensino superior com programas de pós-graduação no Estado.

O que é?
Os participantes fazem uma imersão de cinco dias para aprender a se relacionar com empresas e desenvolver projetos inovadores orientados por um grupo seleto de profissionais. Na competição, ocorrem atividades como o “Desafio de Inovação em 24 horas” – em que eles apresentam seus projetos a empresários -, e a “Socialização das Teses” – em que explicam os trabalhos de forma resumida. Os doutorandos também fazem visitas técnicas a empresas da região e criam ações de comunicação para a valorização profissional.

Na primeira edição brasileira, o Les Doctoriales superou expectativas com 228 doutorandos inscritos. De 2 a 7 de novembro, os cem doutorandos selecionados – 95 de universidades públicas e privadas gaúchas e cinco da Universidade de Nantes, Angers e Le Mans (Unam), da região de Pays de La Loire, instituição responsável pelo evento na França –, participaram da competição no Villa Michelon, em Bento Gonçalves.

Publicado em 09/06/2015, na categoria Notícias.