Lado B traz experimento teatral de dramaturgia sonora
“Em nosso mundo de furiosa ‘individualização’, os relacionamentos são bênçãos ambíguas. Oscilam entre o sonho e o pesadelo, e não há como determinar quando um se transforma no outro. Na maior parte do tempo, esses dois avatares coabitam embora em diferentes níveis de consciência”. Os pensamentos do sociólogo Zygmunt Bauman, autor de livros como ‘Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos’, é a base para Lado B, experimento teatral de dramaturgia sonora.
Segundo a teoria de Bauman a respeito da liquidez de nossa sociedade, nada é feito para permanecer ou durar. Tudo está constantemente em movimento e objetivando o novo. Tudo se transforma e se conecta na mesma facilidade com que se pode apertar a tecla deletar, o que torna instável diversos aspectos da vida, dentre eles, o relacionamento. Assim, Lado B procura apresentar o amor e os relacionamentos, temáticas tão pertinentes e incompreendidas na nossa sociedade, de uma maneira menos fantasiosa e idealizada.
O experimento tem por objetivo explorar as possibilidades de inserção do som na cena, tornando-o o fio condutor desta dramaturgia e dando prioridade à audição e à imaginação. A obra está vinculada à pesquisa de trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Teatro acadêmica Monique Carvalho, sob orientação da professora Lindsay Gionaukas, e conta com a participação dos atores Arthur Malas Pina, Francesco D’Ávila, Johann Ossanes e Lucas Galho e do músico Eugenio Bassi.
Serão realizadas três apresentações por dia em 22 e 23 de maio, às 18h30min, 20h e 21h30min. Como serão apenas dez lugares por apresentação, a organização pede a reserva pelo e-mail ladob@hotmail.com, onde deverão constar data e horário de preferência, além do nome completo. A censura do espetáculo é 16 anos.