4º Festival de Vídeo Estudantil de Pelotas começa no dia 15
Inicia nesta sexta-feira (15) o 4º Festival de Vídeo Estudantil de Pelotas. Iniciativa de projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, o Festival começa com duas oficinas: Roteiro Básico e Direção Avançada. A intenção esta primeira etapa do encontro é orientar os professores das escolas públicas a produzirem vídeos com seus alunos.
A oficina de Roteiro Básico será destinada a docentes iniciantes neste ano. Direção Avançada é especialmente pensada para aqueles que já participaram do projeto anteriormente, desenvolvendo curtas-metragens. Ambas serão realizadas no dia 15, das 8h30min às 11h30min, no Auditório do Centro de Artes da UFPel (rua Alberto Rosa, 62 – sala 109). A confirmação da participação pode ser feita pelo e-mail festivalpelotas@gmail.com ou na hora do encontro.
Os professores que participarão da oficina de Direção Avançada devem levar seus celulares, tablets, câmeras fotográficas e filmadoras. A proposta é poder utilizar ao máximo o material dos professores, pois eles serão as ferramentas com que se irá trabalhar neste ano.
Neste ano, o Festival terá duas novidades: animação e documentário, além dos vídeos de ficção. Além disso, o evento amplia suas ações e contemplará, além de professores de escolas municipais, a participação de docentes da rede estadual de ensino.
Conforme adianta o professor Josias Pereira, do Departamento de Cinema e Audiovisual da UFPel, as oficinas do Festival prosseguirão até setembro, inclusive com a realização de algumas a distância.
O Festival se estende até dezembro e contemplará, além das capacitações para professores das escolas municipais e estaduais, a realização de vídeos – com o apoio técnico da Universidade – e, após, a inscrição do material produzido para exibição e premiação.
Outras informações podem ser obtidas no site do evento.