Reitoria recebe trabalhadores de empresas terceirizadas
A Reitoria da UFPel recebeu na tarde desta quinta-feira (9) trabalhadores de empresas que prestam serviços para a Universidade nas áreas de limpeza e também no Restaurante Escola, que paralisaram suas atividades em função de atrasos nos pagamentos de salários e direitos trabalhistas, como vales transporte e alimentação. O grupo, que fez uma manifestação em frente ao Gabinete da Reitoria, estava acompanhado de estudantes da Universidade e de técnico-administrativos que aderiram aos três dias da paralisação nacional do serviço público.
O reitor Mauro Del Pino, ao conversar com os trabalhadores, ressaltou que o momento é crítico, resultado da paralisação das atividades no restaurante, em função de a empresa não ter cumprido com suas obrigações com os funcionários. “A Universidade está cumprindo o contrato com a empresa. Ainda não completou um mês de trabalho prestado”, observou o reitor. Ele informou que a empresa disse que colocaria os salários em dia e esta é a expectativa, para que os serviços sejam restabelecidos. Del Pino reforçou que os bolsistas de alimentação integral receberão refeições emergenciais.
O reitor registrou que a Administração Superior da Universidade não vai tolerar que esta situação se prolongue e que vai conversar com a empresa sobre as denúncias de assédio moral para com os trabalhadores.
Durante a conversa, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, afirmou que deseja que a equipe que vem atuando nos REs seja mantida, “e para isso buscamos a normalização da situação”, assinalou.
Limpeza
No grupo de manifestantes estavam funcionários da empresa que presta serviços de limpeza na Universidade, que também paralisaram suas atividades por falta de pagamento. Ao se dirigir a este grupo, o reitor voltou a garantir que a Universidade está cumprindo o contrato, conforme confirmou o pró-reitor Administrativo, Antônio Carlos Cleff. “Nós vamos notificar e pressionar a empresa. A responsabilidade é deles. Vamos cobrar até esgotar a relação contratual”, disse o pró-reitor.
TAEs
Ao fim do encontro, a Associação dos Servidores Técnico-Administrativos da UFPel (Asufpel) entregou documento ao reitor Mauro Del Pino com reivindicações da categoria. O conjunto de demandas faz parte da pauta local da paralisação de três dias da categoria.