UFPel começa a elaborar seu PDI nesta segunda (6)

De segunda (6) a quarta-feira, a UFPel começa a elaborar seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Nestes três dias, estará reunida a comissão formada por representações da Administração Superior e dos diretores de unidades acadêmicas para, através de debates e oficinas, desenharem os primeiros movimentos da redação do Plano. Antes de ser apreciado pelo Conselho Universitário (Consun), em junho, a proposta de texto será levada à consulta pública, em maio. O PDI é o documento que define os objetivos estratégicos gerais da Instituição e suas ações e deverá valer por cinco anos. A ideia é que o documento esteja pronto até o fim de junho.

A programação começa às 14h da segunda-feira, no auditório do Centro de Artes, quando serão analisados o cenário educacional e o Plano Nacional de Educação, a cargo da professora Fátima Cóssio, da Faculdade de Educação. Na terça-feira, também com início marcado para as 14h, no auditório do Centro de Pesquisas Epidemiológicas, será abordado o Projeto Político Institucional, através da análise da professora Maria Isabel da Cunha, aposentada da Faculdade de Educação.

A Comissão de Sistematização da Constituinte deverá participar das atividades.

“O Plano é uma exigência legal e visa a dar um rumo para a Universidade”, disse o reitor Mauro Del Pino na reunião realizada com diretores de unidades acadêmicas no dia 12 de março, na Reitoria. O encontro deu sequência à discussão sobre o tema iniciado com os diretores em fevereiro e foi conduzido também pela vice-reitora, Denise Gigante, e pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos.

A elaboração do PDI ainda deverá ter como base o Projeto Pedagógico Institucional vigente, de 1991 e que foi revisto em 2003, mesmo que a Constituinte Universitária esteja com a tarefa de fazer um novo texto de PPI neste primeiro semestre de 2015. O Plano Institucional abordará temas como ensino, pesquisa, extensão, planejamento, gestão de pessoal, infraestrutura, assistência, entre vários outros.

O cronograma aponta para um período de trabalho que começa agora em abril e vai até o fim de junho, passando por consultas à comunidade em maio e finalizando com a aprovação no fim do semestre.

Publicado em 03/04/2015, na categoria Notícias.