Estrada para o campus Capão do Leão será recuperada em seguida
O mau estado da estrada de acesso ao Campus Capão do Leão da UFPel está com os dias contados. Pregão realizado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) nesta terça-feira (24), em Porto Alegre, selecionou a empresa SBS Engenharia e Construção para o serviço de revitalização da via, o que inclui, numa primeira etapa, o recapeamento do asfalto, sinalização, acostamentos e rotatória no encontro das avenidas Eliseu Maciel e Três de Maio.
O valor total da obra gira em torno dos R$ 7 milhões, para um trecho de cerca de sete quilômetros, que vai desde o prolongamento da avenida Duque de Caxias, em Pelotas, e pega as avenidas Três de Maio e Eliseu Maciel. A estrada foi federalizada no fim de 2013, após intenso trabalho de uma comissão formada por representações da UFPel, da Embrapa, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores do Capão do Leão e do Sindicato dos Servidores da UFPel (Asufpel).
A empresa selecionada no pregão desta terça-feira fica responsável pela manutenção da estrada por um período de dois anos, a partir da assinatura do contrato, o que deverá ocorrer em breve. Isto implica que a firma será responsável pelas condições da estrada mesmo antes do começo das obras de revitalização, o que deverá resultar em trabalhos emergenciais feitos em seguida.
Para conferir de perto a situação, estiveram presentes no Dnit, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (23), Gilson Porciúncula, pela UFPel, Tonilar Afonso, pela Asufpel, Mauro Nolasco, pela Embrapa, Alex Quevedo, pela Prefeitura do Capão do Leão, e Marco Aurélio, pela Câmara de Vereadores do Município.