Calourada muito além do show
As centenas, até milhares, de pessoas que participaram da Calourada 2015/1 da Universidade Federal de Pelotas tiveram a chance de cantar os grandes sucessos de uma das maiores bandas do rock gaúcho, o Nenhum de Nós. Mas este mesmo público teve a chance de participar de diversas outras atividades e atrações.
A iniciativa do Programa de Educação Tutorial Artes Visuais recebeu, segundo os responsáveis, um bom movimento. Eram pessoas interessadas em realizar um comércio que prescindia o dinheiro, baseado nas trocas. A estudante do curso de Artes Visuais Jéssica Porciúncula contou que, além do que foi trocado, pessoas chegaram a realizar doações de materiais, sem pedir nada em troca.
O amplo gramado da esplanada do Campus Anglo serviu de espaço para que diversas rodas de jovens pudessem praticar um dos mais conhecidos hábitos gaúchos: o chimarrão. Tudo facilitado pela distribuição de erva-mate e água quente. Para acompanhar o mate, o som dos violões trazidos pelo público para uma boa música improvisada.
A Livraria da UFPel deixou o seu espaço no Casarão 8 da praça Coronel Pedro Osório para se aproximar dos estudantes que ingressam na Universidade. Segundo a servidora Eliana Braz, além da venda de livros, a banca também serviu para esclarecimentos sobre a nova localização da Livraria. A partir desta segunda-feira (16), explicou Eliana, serão distribuídos vale-livros para os ingressantes, mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto e comprovante de matrícula.
O cheiro de coisa boa sendo preparada não era falso. O projeto Chefs na Rua, do curso de Gastronomia da UFPel, mais uma vez foi sucesso. As grandes filas formadas não deixam mentir. Eram hambúrgueres, tapiocas e doces preparados com um toque gourmet, que deliciaram o público.