ALM realiza Oficina de Planejamento Estratégico

004A Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM) da UFPel abriu oficialmente, na manhã desta quarta-feira (18), a Oficina de Planejamento Estratégico, realizada na sede do órgão. A ALM passa por um esforço de reestruturação institucional, que contempla o processo de Planejamento Estratégico, cujo objetivo é debater com os principais agentes envolvidos – nas esferas federal, regional e local – temas como sua institucionalidade, objetivos e metas, recursos e financiamento, modelo organizacional e metodologias de gerenciamento de projetos, dentre outros.

A oficina ocorre nos dias 18 e 19 de março e durante o evento serão tratadas questões voltadas à reorganização da atuação da ALM e reestruturação institucional que resultará em um plano de ação para os próximos dois anos. O Plano inclui um diagnóstico socioeconômico e de recursos naturais da região da bacia da lagoa Mirim e da situação atual da unidade.

Na abertura do evento, o coordenador-geral de Programas Macrorregionais da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Bastos Peixoto, falou sobre a estrutura que a região possui, que, segundo ele, se constitui como uma área estratégica para melhorar as condições de acordo com o Uruguai. “Nós temos uma lagoa binacional, temos uma Universidade Federal e temos uma agência de desenvolvimento, que por um lado é um setor da Universidade e, por outro, é a sede executiva Seção Brasileira da Comissão”, completou.

003(1)Em sua fala, o cônsul do Uruguai em Pelotas, César Zavalla, ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento fronteiriço e ressaltou que este aspecto segue sendo prioridade para o governo uruguaio.

A vice-reitora Denise Gigante falou sobre os resultados acadêmicos que a Universidade propicia aos estudantes com as experiências vivenciadas na Agência. “Os alunos em formação precisam estar em contato com os atores que estão pensando o desenvolvimento da região”, disse.

O reitor Mauro Del Pino agradeceu a parceria do Ministério da Integração Nacional e das demais instituições presentes pelo interesse em discutir o desenvolvimento regional. “É um momento importante em que uma estrutura inédita dentro das Universidades brasileiras propicia oportunidades de melhorar as relações internacionais com o Uruguai e de desenvolvimento para a região”, finalizou.

Na sequência, o consultor Fabio Ferraz chamou os representantes das instituições envolvidas, que apresentaram a realidade vivida por cada uma e deram contribuições para a oficina. A oficina segue com apresentação do processo de Planejamento e Diagnóstico e de aspectos Institucionais e organizacionais do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Publicado em 18/03/2015, na categoria Notícias.