Começa o Ano Letivo de 2015

DSC_0045DSC_0657DSC_0331DSC_9510Salas de aula cheias, corredores movimentados e cabeças com muitas ideias. Começou no dia 2 de março o ano letivo na UFPel. São 15,5 mil estudantes que frequentam cerca de cem cursos de graduação, espalhados em unidades localizadas por toda a cidade e no Capão do Leão. Destes, mais de 3,4 mil sentam nos bancos universitários pela primeira vez. Três mil ingressaram pelo Enem/Sisu e mais de 400 pelo Pave (Programa de Avaliação da Vida Escolar). Os novos estudantes foram recepcionados pela Administração Central na sexta-feira (13), quando foi realizada a Calourada, no Campus Porto (Anglo).

Calendário

O Calendário Acadêmico determina que o último dia letivo do semestre será 6 de julho, ocorrendo o período de exames de 7 a 13 de julho. O segundo semestre começa em 10 de agosto. Confira todo o calendário no arquivo   Calendario-Academico-2015_v03-12NOV2014-Final(2)  .

Preparação

Uma série de obras estão preparando a Universidade para as atividades acadêmicas. Comissão coordenada pelas pró-reitorias Administrativa e de Infraestutrura atua em várias frentes, nos campi Capão do Leão e Porto e nas unidades acadêmicas. São feitas obras de manutenção, limpeza, pinturas, iluminação e de revisão das redes hidráulica e elétrica. Além disso, são realizadas reformas em salas de aula e laboratórios, tudo para oferecer as melhores condições de estudo e trabalho à comunidade universitária.

Trotes

A Reitoria enviou memorando às direções de unidades acadêmicas vetando completamente qualquer ação que possa ser caracterizada como trote que cause constrangimento, humilhação ou agressão física, moral ou psicológica aos ingressantes nos cursos de graduação, os chamados bixos. No documento, a Administração Superior orienta que a recepção aos calouros deve ser realizada com atividades educativas, solidárias, tolerantes e festivas.

No memorando, a Reitoria lembra que está em vigor Lei Municipal que proíbe o trote na cidade. Na lei consta a proibição de ofensas e constrangimentos às integridades físicas, moral, psicológica e a exposição que leve ao ridículo. A legislação segue a Constituição Federal, que determina que o Estado seja responsável pelas integridades físicas, moral, psicológica e pelo direito de ir e vir do cidadão. Confira o memorando enviado no arquivo   Memorando Circular GR UFPel 04-2015  .

Ao mesmo tempo, a Universidade realiza campanha na comunidade incentivando o trote solidário e positivo e vetando as agressões e humilhações.

Ônibus

Confira no link http://wp.ufpel.edu.br/prainfra/nutrans/transporte-de-apoio/ todas as informações (horários e trajetos) do Transporte de Apoio, que liga o Campus Porto a outras unidades da UFPel.

Constituinte

2015 será o ano da Constituinte Universitária, quando seus 66 membros eleitos pela comunidade farão a redação de documentos fundamentais para a Instituição, como o Regimento Geral, o Estatuto e o Projeto Pedagógico Institucional.

A realização da Constituinte Universitária é ponto programático da Gestão da UFPel, sendo uma das principais propostas de campanha, quando da realização das eleições para a Reitoria, em 2012. O Estatuto da Universidade carece de atualização de seu texto. O documento data da criação da Instituição, em 1969, por isso necessita de uma nova redação e de atualizações que o sintonizem com as necessidades e demandas do Século 21. Acompanhe o processo Constituinte no endereço http://wp.ufpel.edu.br/constituinte/.

Publicado em 25/02/2015, nas categorias Manchete, Notícias.