Projeto Cientista Aprendiz diploma alunos da rede municipal de ensino
Coroando uma enriquecedora experiência que os fez mergulhar no mundo da ciência, através de diversas atividades desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal de Pelotas, seis alunos da Escola Municipal Machado de Assis, integrantes do projeto Cientista Aprendiz, colaram grau na manhã desta quarta-feira(10), em cerimônia inédita realizada no auditório do PPGO.
Ao concluírem com êxito a etapa inicial do projeto, os estudantes da quarta e quinta séries, Alexandre Kepps de Castro, Brenda Macedo Cadaval, Camile Goulart Brandstetter, Lara Avila Rocha, Ryan Nascimento de Freitas e Wendel Rodrigues J. Lacerda receberam seus diplomas e tiveram a oportunidade de relatar seu aprendizado. Além de estabelecer contato com pesquisas e invenções, eles ampliaram conhecimentos e participaram de demonstrações científicas envolvendo temas como astronomia, anatomia humana, ferramentas digitais, escala de ph, entre outros.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Adriana Fernandes da Silva, da Faculdade de Odontologia, o Cientista Aprendiz tem como objetivo incentivar o desenvolvimento científico dos estudantes das séries iniciais da rede pública de ensino fundamental da cidade, com o objetivo de estimular a tomada de atitudes positivas e transformadoras relacionadas não somente ao âmbito escolar, como também na própria comunidade em que os estudantes estão inseridos.
Além disso, almeja-se aproximar os escolares do cotidiano universitário, especialmente no despertar científico dos estudantes.
O projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), da Prefeitura de Pelotas e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel. Com duração de um ano, o Cientista Aprendiz tem duração de um ano e apresenta atividades semanais de quatro horas de duração. A primeira etapa do projeto foi realizada no âmbito da Faculdade de Odontologia .
Na segunda fase, os alunos selecionados e capacitados para tornarem-se cientistas aprendizes, além de desempenharem atividades na Universidade, apresentarão os trabalhos executados para as escolas públicas localizadas próximas ao perímetro da escola base, a Escola Municipal Machado de Assis.
A solenidade
Participaram do ato, além da coordenadora do projeto, o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, a representante da Secretaria Municipal de Educação, Rogéria Novo da Silva, a vice-diretora da Faculdade de Odontologia, Adriana Etges e a representante do PPGO, Sandra Chaves Tarquinio.
Na oportunidade, a coordenadora Adriana Fernandes da Silva, disse que o trabalho com alunos do ensino fundamental representou um grande desafio, pois “em um cenário de profundas transformações educacionais são necessárias novas formas de ensinar, de transferir conhecimento e mais que tudo, de motivar nossos alunos ao caminho da ciência”. Em sua opinião a Universidade cada vez mais é desafiada a ser um agente protagonista dessas novas formas de educar e motivar.
Ela destacou que o projeto faz parte do Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias, Tecnologias criativas e Letras (PICMEL ), financiado pela Fapergs e que representa uma quebra de paradigma para o estímulo científico e tecnológico por fomentar ações de socialização da ciência para o ensino fundamental.
“Essas crianças hoje aqui presentes, alunos e futuros cientistas da nossa sociedade, tiveram e continuarão tendo uma experiência diferenciada em ciência transpondo os muros da Escola e também os da Universidade. Ao receber uma bolsa estes alunos tem uma experiência semelhante aos nossos alunos de Iniciação Científica”, sublinhou.
Em nome da direção da Odonto, Adriana Etges, enfatizou a importância de uma maior proximidade com a população, “despertando a dúvida, o interesse e a busca de soluções”, o que, segundo ela é concretizado pela interface estabelecida com as escolas municipais.
Para a representante da Secretaria Municipal de Educação, ao estabelecer esta parceria, a Universidade busca a escola não com um objetivo de pesquisa, mas como pesquisadora parceira.
Em seu pronunciamento, o reitor Mauro Del Pino manifestou a satisfação da UFPel em estabelecer esse compartilhamento de experiências e conhecimentos, que evidenciam a importância da ciência para o mundo em que vivemos. Segundo ele, a sociedade tem como base produtiva a ciência e a tecnologia, sendo decisivos a motivação e o interesse pela busca de conhecimentos.
A parte final da solenidade foi dedicada ao relato das experiências dos estudantes, à diplomação do grupo e a premiações conferidas ao primeiro e segundo lugares, respectivamente, Camile Goulart Brandstetter e Wendel Rodrigues J. Lacerda.
Mais informações sobre o projeto no blog cientistaaprendizufpel.