Seminário avalia ano de intensas atividades do PNAIC

DSC_4008 Começou na manhã desta terça-feira (9), no Teatro Guarany, o Seminário Estadual 2014 que encerra as atividades anuais de formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/Matemática (PNAIC). O evento vai até a quinta-feira (11), em quatro locais de Pelotas, que são o Teatro Guarany, os campis Um e Santa Margarida da UCPel e o Clube Diamantinos. O PNAIC tem como objetivo a formação continuada de professores das Redes Públicas de Ensino que atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. A ação é coordenada, em parte do Rio Grande do Sul, pela UFPel.

A equipe do PNAIC na UFPel está realizando o Seminário com o intuito de criar um espaço para o compartilhamento e a avaliação das atividades desenvolvidas em 2014, e pretende, junto a um grupo de 517 professores orientadores de estudo, de 150 municípios gaúchos, celebrar o término de um ano de trabalho intenso.

Os resultados deste investimento, que mobilizou os governos federal, estadual e municipais, a equipe da Universidade e, sobretudo, os professores alfabetizadores, poderão ser vislumbrados em apresentações sob forma de relato de experiência. Ao término do Seminário, terão sido cumpridas as 200 horas de formação com os orientadores de estudos.

O PNAIC é uma iniciativa do Governo Federal que tem por objetivo alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.

No Rio Grande do Sul, duas Universidades acolhem o programa, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a UFPel. A Federal de Pelotas, com uma equipe constituída por três professores coordenadores, cinco supervisores e 32 formadores, é responsável pela coordenação de três polos, um em Pelotas e dois em Porto Alegre.  Essa equipe é responsável pela formação dos mais de 500 orientadores de estudo e mais de dez mil professores alfabetizadores, dos 150 municípios da região meridional do Rio Grande do Sul, dando continuidade ao trabalho realizado em 2013.

O programa, que em 2014 teve a Matemática como foco dos cursos de formação, integra uma série de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

Ao longo da formação, o conceito de Alfabetização Matemática esteve presente no debate. No contexto do PNAIC a Alfabetização Matemática refere-se ao trabalho pedagógico que contempla as relações com o espaço e as formas, processos de medição, registro e uso das medidas, bem como estratégias de produção, reunião, organização, registro, divulgação, leitura e análise de informações, mobilizando procedimentos de identificação e isolamento de atributos, classificação, ordenação e correspondência.

No debate foi problematizada a discussão de um ensino significativo, priorizando a construção de conceitos de todos os eixos estruturantes da área de Matemática, contemplando não apenas o eixo de números e operações, pois o trabalho com a Matemática escolar não pode se restringir ao ensino do sistema de numeração e das quatro operações aritméticas fundamentais, devendo abranger diversificadas práticas que envolvem as crianças e com as quais as crianças se envolvem – no contexto escolar e fora dele.

As atividades do Pacto, relativas a 2014, encerram-se com este Seminário Estadual. O evento congrega os três polos, apresentando uma programação constituída por conferências e painéis conduzidos por professores da área da educação e por relatos de experiência das atividades desenvolvidas pelos orientadores de estudo e pelos coordenadores locais em suas respectivas cidades, além de apresentações artísticas.

Abertura

DSC_3956 Nos atos de abertura do Seminário, o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, ressaltou a importância do Programa dentro dos fortes investimentos do Governo Federal em educação. “Este trabalho feito para os anos iniciais é estratégico para a constituição de uma juventude capaz de enfrentar os desafios do século 21”, observou. O reitor fez menção também à importância de vincular o trabalho com as necessidades das famílias dos estudantes.

Já o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, disse que a importância do Programa é a mobilização de todos os níveis de governo, federal, estadual e municipais, para melhorar a educação. Ele ressaltou também o engajamento das famílias nesta mobilização.

A representante da Secretaria Estadual da Educação, Lara Viscardi, assinalou que o Pacto já faz diferença no Rio Grande do Sul. O Ideb teve seu melhor índice no Estado, desde 2005, neste ano. A abrangência do trabalho e a repercussão nas escolas foram destacadas pela coordenadora do Comitê Gestor de Formação de Coordenadores na UFPel e vice-diretora da Faculdade de Educação da Universidade Lígia Carlos.

Representando o governador Tarso Genro na abertura do Seminário, o titular da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Círio Almeida, afirmou que o Pacto faz uma movimentação dentro das escolas públicas e que por isso o trabalho já é vitorioso. “É uma ação concreta dos trabalhadores em Educação que, entre outras coisas, está promovendo uma ressignificação do lúdico”, sublinhou.

O coordenador geral do Pacto na UFPel, Antônio Maurício Alves, anunciou que nova edição do Programa, conforme informação vinda do MEC, será realizada em 2015, talvez em um novo formato. Formaram a mesa do ato abertura, ainda, as coordenadoras adjuntas do Programa Ana Paula da Cunha e Marta Nörnberg.

Confira toda a programação do Seminário no arquivo   PROGRAMACAO_COMPLETA_FINAL1  .

Mais informações no endereço   http://pnaic.ufpel.edu.br/ .

Publicado em 09/12/2014, nas categorias Destaque, Notícias.