Professora da UFPel recebe Prêmio “Pioneiras da Ecologia”
A professora da UFPel, Rita Maria Heck, é uma das contempladas com o Prêmio “Pioneiras da Ecologia”, conferido pela Assembleia Legislativa do RS, por meio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, a pessoas e a entidades protagonistas de ações que contribuam para o fortalecimento da luta por um ambiente ecologicamente correto.
Rita Heck concorreu com o projeto de pesquisa que desenvolve com os alunos de escolas municipais, através do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, reunindo um conjunto de ações que articulam saúde e ambiente.
O projeto também tem atividades de extensão, das quais fazem parte o horto de plantas medicinais que o Laboratório de Cuidado e Plantas Bioativas mantém na área externa do campus Porto e que acomoda as plantas doadas pelos agricultores familiares, cujo trabalho é acompanhado há sete anos pela professora Rita, em parceria com a Embrapa Clima Temperado.
O Prêmio “Pioneiras da Ecologia” será entregue nesta terça-feira(2) a pessoas e instituições que se destacaram na defesa de um meio ambiente sustentável. Segundo os organizadores, a premiação objetiva dar visibilidade à questão ecológica no estado, através da ação dos premiados, estimulando iniciativas individuais ou coletivas, que visem melhorar a qualidade de vida socioambiental.
A premiação
Será concedido aos ganhadores, nas categorias Individual (Rural, Ativismo Político e, Profissional) e Institucional (Organização Socioambiental ou Socioeconômica, Geração e Acesso ao Conhecimento, e Cadeia Primitiva), o “Troféu Pioneiras da Ecologia – Giselda Castro, Hilda Zimmermann e Magda Renner” e diploma expedido pela Assembleia Legislativa do Estado. A professora da UFPel Rita Maria Heck será premiada na Categoria Individual/Profissional.
Os troféus homenageiam a Giselda Castro, lembrada como a mais brava das militantes gaúchas e que, ao longo da militância política, adotou bandeiras do feminismo e acabou se tornando também uma voz ativa do movimento ambientalista; Hilda Zimmermann, gaúcha de Santa Rosa, que lutou contra a poluição ambiental e que, juntamente com José A. Lutzenberger e outros companheiros, fundou a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan); e Magda Renner, porto-alegrense, que começou a atuar na preservação ambiental antes mesmo de surgir a palavra ecologia e, na década de 1960, ingressou na ONG Ação Democrática Feminina Gaúcha.
Lista dos vencedores edição 2014
1 -CATEGORIA INDIVIDUAL
1.1 -RURAL
1.1.2 Juarez Rignez
1.2 -ATIVISMO POLITICO
1.2.2 Flavia Travasso Cunha
1.3 PROFISSIONAL
1.3.3 Rita Maria Heck
2 – CATEGORIA INSTITUCIONAL
2.1 – ORGANIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL OU SOCIOECONOMICA
2.1.3 Banrisul – Banco do Estado do RS
2.2 – GERAÇÃO E ACESSO AO CONHECIMENTO
2.2.4 Fidene – O Rádio como agente transformador
2.3 – CADEIA PRODUTIVA
2.3.1 Agroindústria Carraro