UFPel sedia jornada sobre Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
A última segunda-feira (26) foi de aprendizado e planejamento para a melhora da qualidade de vida das cidades da região. O auditório do Centro de Integração do Mercosul foi espaço para mais um dos Seminários de Mobilização, Mostras de Boas Práticas e Oficinas de Capacitação para a Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Geral da Presidência da República, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Em Pelotas, o evento conta com o apoio da UFPel.
Estabelecidos no ano 2000, com a adesão de quase 200 países, a Declaração do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu oito metas para o desenvolvimento da qualidade de vida, integrados por um conjunto de indicadores que os Estados se propuseram a alcançar até o2015.
Segundo o assessor da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República, Laurêncio Körbes, designado para a promoção dos ODM, a ideia é fazer chegar aos municípios esse trabalho que pretende melhorar a vida de todos: “Todos os objetivos são voltados à questão humana. Queremos fazer com que todas as famílias cheguem a essa qualidade de vida”.
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são os seguintes:
- Acabar com a fome e a miséria;
- Educação básica de qualidade para todos;
- Igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
- Reduzir a mortalidade infantil;
- Melhorar a saúde das gestantes;
- Combater a aids, a malária e outras doenças;
- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
- Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.
Körbes afirma que, na média, o Brasil está indo muito bem na busca pelos índices e metas propostas. No entanto, essa equação é balanceada tanto por municípios que vão muito bem, quanto por outros ainda deficitários, que estão bem abaixo do estabelecido.
A ideia é que esse cálculo seja balanceado assim que possível. Em 2015, serão lançados novos objetivos, pensados na conferência Rio+20, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que, em seus três eixos – social, ambiental e econômico -, englobam os oito ODM e propõe novos. Essa agenda será desenvolvida até 2030.
Participando da sessão de abertura, o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, e a vice-reitora, Denise Gigante, lembraram que a Universidade Federal de Pelotas tem trabalhado, em sua produção de conhecimento, para que esses objetivos possam ser alcançados. Foram citados, por exemplo, trabalhos desenvolvidos pela instituição que colaboram nas metas da redução da mortalidade infantil e da saúde das gestantes.