Professor visitante da Universidade de Nice reúne-se com reitor

IMG_20141118_143424651_HDRDesde o início da semana, a Universidade Federal de Pelotas recebe em suas atividades, especialmente as do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, o professor francês Joel Candau. Docente da Universidade de Nice Sophia Antipolis, Candau é antropólogo e uma das maiores autoridades no mundo na área da memória social. O francês vem a Pelotas para desenvolver atividades como professor estrangeiro visitante, por meio de financiamento da Capes.

É a terceira vez que Candau vem à Pelotas. Ele afirma gostar muito da cidade, especialmente da gente e da gastronomia. Em relação à universidade, ele fica impressionado com a dinamicidade de suas atividades e com o entusiasmo dos estudantes, algo que ele não encontra com tanta intensidade na França, conforme seu relato.

A reunião com o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, foi um momento descontraído, de troca de ideias, que também contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, e da coordenadora de Relações Internacionais, Maria Letícia Ferreira. Na ocasião foram apresentadas algumas perspectivas da pós-graduação na universidade e os projetos da instituição na área da memória, área de atuação de Candau.

Segundo a professora Maria Letícia, o docente francês já colaborava com a pós-graduação da UFPel há algum tempo: “É uma pessoa que vem fazendo muitas contribuições para nós”. E com a vinda do professor mais uma vez à cidade, as perspectivas é que esse intercâmbio seja ainda mais fortalecido.

Como o professor realiza diversas pesquisas interdisciplinares, ligadas às Ciências da Vida, um dos trabalhos que ele vai levar adiante no Brasil é em relação ao consumo cultural do colostro, rejeitado em algumas sociedades e praticado em outras, e quais são as consequências para a saúde e o bem estar.

Programação

A presença do professor Candau em Pelotas tem deixado a rotina dos cursos do Programa de Pós-Graduação em Memória e Patrimônio Social agitada. O docente tem ministrado aulas em disciplinas, realizado cursos, entre outros. No dia 5 de dezembro, ele realizará uma conferência sobre Memória e Descritores Olfativos, sobre as formas com as quais os escritores descrevem os odores. Essa palestra será focada especialmente na obra do novelista francês Marcel Proust. O evento ocorrerá no Auditório da antiga Canguru, a partir das 19h.

Joel Candau permanece em Pelotas até o dia 10 de dezembro.

Publicado em 20/11/2014, na categoria Notícias.