Patrimônio cultural bem cuidado
A Universidade Federal de Pelotas, através de projetos de extensão, leva à comunidade interna e externa os conhecimentos aqui desenvolvidos. Os moradores dos bairros da Balsa e Navegantes I, II e III são beneficiados por um desses projetos. O chamado Programa de Preservação do Patrimônio Cultural da Região do Anglo atua desde 2009 junto a essas comunidades de Pelotas de forma a manter viva sua memória e mostrar sua importância ao restante da cidade.
A coordenadora do programa e professora da Museologia, Nóris Pacheco, acredita que o projeto chame a atenção dos alunos por ser um trabalho de museologia social que não está dentro de museus, e sim junto à comunidade. É uma forma de fazer com que os moradores se identifiquem mais com a região e saibam como ela é importante.
Além de Nóris, as professoras de museologia Juliane Serres, Carla Gastaud e Sarah Maggiti integram o grupo, assim como três bolsistas PROBEC e vários voluntários. Os cursos envolvidos hoje são a Museologia e a História, mas já participaram alunos da Sociologia, Design, Artes, Antropologia, etc.
A exposição itinerária “Aqui é lugar de gente boa” leva o nome de uma das ações do projeto, resultada de oficinas com crianças da Escola Nossa Senhora dos Navegantes. A escolha foi de um dos alunos, que disse ser isto o que eles querem mostrar. A mostra inclui 10 paineis que já estiveram no Museu do Doce, na Câmara de Vereadores, no Anglo, e continuam circulando pela cidade.
Em maio foi lançado o catálogo com o mesmo nome da exposição, na Escola Nossa Senhora dos Navegantes, feito em conjunto com os alunos da escola. Eles foram encarregados de fotografar aquilo que os interessasse no bairro e escrever sobre.
O Programa de Preservação do Patrimônio Cultural da Região do Anglo está formulando também um livro, no qual estão 16 entrevistas com líderes religiosos, líderes comunitários, pescadores, donos de bares e de outros lugares de convívio. Será o primeiro livro de divulgação das memórias da Balsa e Navegantes.
Os entrevistados foram escolhidos pela própria comunidade. Entre eles estão ex-trabalhadores do Frigorífico Anglo e filhos desses trabalhadores, que contam como foi sua infância, como é o bairro, o que há de importante ali e como eles vêem a transformação do lugar.
Durante os anos de 2012 e 2013 o programa foi contemplado com recursos do Programa de Extensão Universitária (PROEXT). A volta do apoio já está garantida para 2015, assim, o número de bolsistas chegará a sete. O PROEXT permite que, além de se ter um número maior de bolsistas, o trabalho feito pela universidade com a comunidade possa ser divulgado, através das exposições, catálogo e livro.
A Exposição “Aqui é lugar de gente boa” estará na Escola Nossa Senhora dos Navegantes no final de novembro e, no dia 20 de novembro, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Navegantes.