HE faz campanha de doação de cabelos

cartaz doação Existem algumas situações na vida que trazem desconforto para os seres humanos, e a doença sempre acaba gerando certa dor. Pessoas com câncer, além de fisicamente debilitadas, sentem-se emocionalmente frágeis, e a perda dos cabelos faz com que a autoestima baixe muito. Crianças com câncer tendem a sofrer ainda mais, pois na infância, muitas vezes, a fragilidade é maior, a diferença com os amigos é muito gritante.

Pensando nisso, Izis Oliveira de Souza Petiz, auxiliar administrativa do Hospital Escola (HE) da UFPel, pensou em desenvolver uma campanha de doação de cabelos em Pelotas para crianças que estejam fazendo quimioterapia. Ela contou com o apoio da colega de setor Luani Amaral para realizar e impulsionar a iniciativa, e o serviço de oncologia do HE abraçou a ideia. “Uma amiga minha comentou que tinha doado cabelo para uma campanha de confecção de perucas para pessoas com câncer, em Porto Alegre, e resolvi doar também. Uns dois meses depois comecei a trabalhar aqui no setor de oncologia do HE, e notei a importância que isso pode ter na vida das pessoas” comentou Izis. Ela ainda completa falando que inicialmente a ideia da campanha iria ser apenas para o pessoal interno, mas com a chegada do outubro rosa e a visibilidade que isso traz para essas questões, a proposta foi passando de pessoa para pessoa até decidirem fazer o evento aberto ao público.

Dia 21 de outubro, das 10h às 14h, no auditório do HE, uma equipe de cabeleireiros do salão Studio Jason Coiffeur estará disponível para cortar os cabelos de quem quiser contribuir com a campanha. A cidade do doce não possui um ponto de arrecadação de madeixas, por isso o material arrecadado será mandado para Porto Alegre para a confecção das perucas. Por esse motivo, também, dia 21, excepcionalmente, o Hospital Escola receberá cabelos já cortados, nas indicações, para serem enviados juntos com os que forem cortados no local.

Para fazer uma doação é só comparecer ao auditório no dia e no horário estipulado ou seguir os seguintes passos: lavar o cabelo, secá-lo completamente, prender com um elástico, cortá-lo acima da borrachinha e embalá-lo em um saco plástico. O comprimento mínimo é de 15 centímetros e não tem restrição com química ou tipos diferentes de cabelos.

Publicado em 17/10/2014, na categoria Notícias.