Início do conteúdo

A Sala apresenta exposição “Lugar Tênue”. Mostra abre nesta quarta(8)

tênue.bmpA SALA – Galeria do Centro de Artes da UFPel convida o público em geral para a abertura da exposição “Lugar Tênue”, nesta quarta-feira(8), às 17h. Os artistas Hélio Fervenza e Maria Ivone dos Santos, os quais possuem vasto currículo de exposições nacionais e internacionais e são professores do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, pesquisadores do Grupo de Pesquisa Veículos da Arte do CNPq/UFRGS e do Projeto de Extensão Formas de Pensar a Escultura: Perdidos no Espaço (UFRGS).

O artista Hélio Fervenza representou o Brasil na última Bienal de Veneza de 2013, considerada a exposição internacional de arte contemporânea mais importante do mundo.  Em 2012, ele foi convidado para apresentar uma sala retrospectiva na 30º Bienal de São Paulo: A iminência das poéticas apresentando uma retrospectiva de sua produção artística desenvolvida a partir de sua pesquisa na área de poéticas visuais.

Os artistas que apresentam esta exposição em parceria atuam através de exposições, publicações e outras formas de ação na arte contemporânea e na pesquisa em arte. Maria Ivone Dos Santos é professora e pesquisadora no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.  Em sua prática artística explora contextos urbanos e culturais. Utiliza a fotografia, o vídeo, o texto e peças gráficas articuladas às instalações, intervenções urbanas e publicações. Coordena desde 2002 o Programa FPES – Perdidos no Espaço (UFRGS) (http://www.ufrgs.br/escultura/) e desde 2004 e co-dirige o Grupo de pesquisa “Veículos da Arte” (CNPq) junto com Hélio Fervenza.  Alguns de suas exposições recentes incluem: 2014, a Bienal de Yakutsk, Rússia; 2013 – A ponte de pedra, exposição individual, Porto Alegre; Cabe a Alma, Museu da Gravura cidade de Curitiba, Curitiba; Forapalavradentro, Espaço Cultural Feevale; 2009 – //22°S.-50°N. Museu de Arte Contemporânea de Campinas e Museu de Arte de Verviers, Bélgica. 2008 – Prosa de Jardim 2, Museu de Arte de Joinville. 2007 – Vehículos del Arte: Conexiones al Sur, Centro Cultural Victoria Ocampo, Mar del Plata, Argentina.

Hélio Fervenza formou-se na Ecole des Arts Decoratifs de Strasbourg – França e realizou mestrado em Artes Plásticas na Université de Sciences Humaines de Strasbourg, França (1990) e doutorado em Artes Plásticas na Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França (1995). É professor do Instituto de Artes da UFRGS e pesquisador do CNPq. Desenvolve propostas e atividades artísticas junto ao programa FPES – Perdidos no Espaço. Autor do livro O + é deserto, Documento Areal 3. Em sua prática artística utiliza diferentes meios (fotografia, instalação, recortes em vinil adesivo, múltiplos, impressos diversos, etc.) onde noções como as de mostrar-esconder, visível-invisível, apresentação ou vazio são recorrentes. Três principais centros de interesse são desenvolvidos nas criações: as possíveis inscrições e relações num espaço, de signos, de intervalos e pontuações; a utilização de dados presentes no contexto como elementos constitutivos das proposições artísticas produzidas; a investigação sobre os processos de apresentação, em relação com a noção de arte.

Além de representar Brazil na última Bienal de Veneza, Helio Fervenza foi convidado para apresentar seu trabalho na 30º Bienal de São Paulo em 2012 numa sala retrospectiva 1990-2012 e na Bienal do Mercosul, Bienal de Yakutsk (Rússia) em parceria com Maria Ivone Dos Santos, Museu da Gravura de Curitiba, Museu Victor Meirelles (Florianópolis), Pinacoteca de São Paulo, Bienal de Amsterdã (Holanda), Université de Paris I (França), Instituto Itaú Cultural (São Paulo, Belo Horizonte, Brasília), Centro Cultural del Ministério de Educación y Cultura (Uruguai), FUNARTE (Rio de Janeiro), MARGS (Porto Alegre), Fundación DANAE (França, Espanha), Musée des Beaux-Arts de Verviers (Bélgica), Centro Cultural Recoleta (Argentina), MAC (São Paulo), Centro de Extension PUC (Chile), University of Wisconsin (EUA), Sociedade Nacional de Belas Artes (Portugal), Paço das Artes (São Paulo), Galeria Sztuki BWA (Polônia), Grand Palais (França), Biennale Internationale de Gravure (Ljubljana). Em 2013 foi convidado à representar o Brasil na Bienal de Veneza, Itália. Página pessoal: http://www.heliofervenza.net

O título da mostra “Lugar Tênue” se refere à experiência espacial e visual que os artistas querem criar no espaço de exposição A SALA através da apresentação de signos cartográficos e investigações fotográficas realizadas de Fervenza e Dos Santos em Pelotas e Laranjal. Segundo Hélio Fervenza:

Michel de Certeau no livro A invenção do cotidiano: artes de fazer relaciona e diferencia espaço e lugar, dizendo-nos que “o espaço é um lugar praticado. Assim, a rua geometricamente definida por um urbanismo é transformada em espaço pelos pedestres. Do mesmo modo, a leitura é o espaço produzido pela prática do lugar constituído por um sistema de signos – um escrito.” Em vista disso, poderíamos inverter o enunciado e pensar que lugar é também aquilo que persiste na ausência da vivência que criou um espaço. Aquilo que insiste na memória, na imagem, no mapa, na linguagem, no corpo. Nesse sentido, lugar tênue é aquele que persiste enquanto impermanência, aquele que se apresenta a nós de forma breve e fugidia na transição do espaço para o lugar: lampejo mental, reflexo nas superfícies: o momento de sua instauração, mas também de sua rarefação. É a faísca e o vislumbre da invenção, da descoberta, da percepção de um lugar outro como decorrência da vivência de um espaço. (FERVENZA, 2014)

Depois da abertura, a visitação da exposição segue até dia 05 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h30min às 12h e das 14h às 18h. A SALA – Galeria do Centro de Artes da UFPEL é localizada na Rua Cel. Alberto Rosa, 62, na zona do Porto do Centro de Pelotas. A galeria oferece, para grupos, visitas mediadas com apoio do Projeto de Extensão Ações Educativas da galeria A SALA  do Centro de Artes da UFPEL(ProEXT) realizados pelo grupo de mediadores do Grupo Patafísica.  Informações sobre visitas mediadas na galeria e as Ações Educativas da Patafísica podem ser obtidas pelo e-mail  patafisica@live.com. Esta exposição é realizada com apoio do ProEXT /Programa de Extensão Universitário MEC/SESu.

 

 

 

Publicado em 07/10/2014, na categoria Notícias.