Criada a Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos
Na última sexta-feira (3), no auditório do Hospital Escola da UFPel, ocorreu o lançamento da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos. Durante o evento, aberto a todos os cursos da área da saúde, os participantes assistiram ao vídeo “Cuidados Paliativos na Sétima Arte” e ouviram as experiências sobre o tema da diretora geral do HE, Julieta Carriconde Fripp, que também é vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, e da enfermeira Isabel Arrieira, coordenadora técnica do Pidi (Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar).
A Liga pretende trabalhar aspectos que envolvam o processo de diagnóstico e adoecimento de patologias graves e situações problema como dor, alívio dos sintomas, pacientes terminais e humanização da medicina.
O próximo passo será a realização de um processo seletivo, com vagas para discentes de todos os cursos da área da saúde. A Liga será estruturada com aulas, seminários, discussões de caso, projetos de extensão e pesquisa e produção científica.
Dentro das atividades futuras, no dia 11 de outubro, quando é comemorado o dia mundial de cuidados paliativos, haverá uma sensibilização da comunidade no centro da cidade, com o objetivo de difundir a importância deste tipo de cuidado.
Segundo a OMS, Cuidado Paliativo é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida, pela prevenção e alívio do sofrimento; exige identificação precoce e avaliação e tratamento da dor e de outros agravos, sejam eles de natureza física, psicossocial ou espiritual.