UFPel e UNA-SUS capacitam profissionais na área de Saúde da Família
Estimular e capacitar profissionais para trabalhar na área da Saúde da Família do SUS em localidades mais remotas e com carência de serviços de Atenção Básica. Esses são os objetivos do Curso de Especialização a Distância em Saúde da Família, desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
As defesas finais do Curso de Especialização em Saúde da Família foram realizadas nos dias 28 e 29 de agosto, através de sistema de videoconferência, em Teresina-PI. A sessão acadêmica foi articulada através do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a participação de médicos, enfermeiros e odontólogos de todo o país.
A UFPI passará a integrar a Rede UNA-SUS e a desenvolver a especialização a partir de 2015. Foram 1.222 inscritos para 390 vagas ofertadas em 13 municípios do Estado. A Universidade atualmente atua na supervisão do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), por meio do NUEPES, e do Programa Mais Médicos, ambos providos pelo Governo Federal. Atualmente, fazem parte da Rede UNA-SUS 25 universidades de todo o Brasil.
“Nós estamos implantando a UNA-SUS aqui no Piauí para funcionar junto à Universidade Federal. Para esse edital, foram contemplados profissionais da área de saúde e alunos que queiram também participar dessa formação continuada. Nós temos percebido que quando abrimos vestibular a distância pela UFPI, a concorrência é tão grande quanto no vestibular presencial”, destacou o professor Gildásio Guedes Fernandes, coordenador da UNA-SUS no Piauí e diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI).
A especialização visa capacitar não apenas médicos, como também enfermeiros e odontólogos. De acordo com a coordenadora de Avaliação da Universidade Federal de Pelotas, professora Elaine Tomasi, no Brasil já são 40 mil especialistas em saúde da família já formados e mais de 120 mil profissionais capacitados pela Rede UNA-SUS.
Segundo o Prof. Dr. Gerson Albuquerque, representante da Pró-Reitoria de Extensão (PREX/UFPI): “Este evento que estamos realizando é um dos tripés do ensino universitário, que são as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nós estamos trazendo as pesquisas que acontecem dentro do âmbito acadêmico para fora dos muros da universidade”. Para ele, o evento traz uma estratégia de comunicação inovadora que é a videoconferência. As apresentações serão feitas simultaneamente em três salas e participarão das defesas especializandos de todo o Brasil.
O médico Holean Costa, especializando em Saúde da Família, destaca a importância do curso para o seu crescimento profissional: “A especialização em saúde da família serve para o nosso aperfeiçoamento profissional, fazendo com que sejamos capazes de lidar com a maior parte dos problemas de saúde da nação”.
Curso de Especialização em Saúde da Família
O Curso ocorre através da modalidade de Educação a Distância (EaD) e é ofertado para profissionais do PROVAB e do Programa Mais Médicos. “O Governo Federal disponibiliza um incentivo financeiro para que esses profissionais trabalhem em áreas mais remotas e de difícil acesso, onde a maioria dos médicos e outros profissionais não tem interesse de participar. Esse curso de especialização é obrigatório a todos os profissionais que queiram participar do programa e receber esse subsídio”, destacou a professora Elaine Tomasi, da UFPel.