Fundações implantam novo sistema de Gestão de Projetos

Avaliando propostas e recebendo diferentes representantes em sua sede há aproximadamente quatro meses, as Fundações de Apoio à UFPel (Fundação de Apoio Universitário – FAU, Fundação Delfim Mendes Silveira – FDMS e Fundação Simon Bolivar – FSB) estão implantando software de gestão especializado para Fundações de Apoio. O Sistema de Administração e Gestão Integrada (SAGI) faz parte de uma das metas da Direção das Fundações, que tem a finalidade de promover transparência, confiabilidade e principalmente proporcionar melhor acompanhamento, interação e controle dos projetos por parte dos coordenadores e demais integrantes dos diferentes projetos.

As Fundações estão investindo na capacitação de toda equipe com o intuído de proporcionar uma melhor operacionalização do sistema. O SAGI possui módulos básicos presentes na maioria dos softwares de gestão, desenvolvidos e personalizados especialmente para as específicas necessidades das diferentes fundações de apoio. O sistema já é utilizado por mais de 20 diferentes Fundações de Apoio espalhadas no perímetro nacional e sua implantação gerará mudanças e proporcionará benefícios aos coordenadores de projetos.

Isto porque eles terão acesso à nova ferramenta para realizar a gestão de seus projetos, através da modalidade web do sistema, que estará interligado ao portal das Fundações e permitirá que coordenadores realizem consultas de processos, contratações, requisições de compras, contratação de serviços, pagamentos de diárias, permitindo controle de saldos e movimentações financeiras de todos os seus processos. Com esta aquisição, beneficiam-se também os fornecedores, que, entre outras funcionalidades, poderão cadastrar-se para que possam receber solicitações de cotações e conhecer as demandas mais correntes advindas dos projetos.

Além dos módulos gerenciais do SAGI, haverá também um horário destinado à capacitação para inserção de informações no Portal da Transparência, visto que este também estará integrado ao sistema e é dever de qualquer Instituição da Administração Pública Direta ou Indireta, informar à população, com clareza, sobre como é gasto o dinheiro público, neste caso, oriundos de órgãos parceiros e financiadores dos projetos.

De acordo com a política que vem sendo implantada nas Fundações de Apoio à UFPel, e, em consonância com a legislação vigente, é manifesto que as mesmas devem prestar contas à comunidade acadêmica e à população, através da publicação de suas ações de forma simples em local visível e de fácil acesso, para isso, os colaboradores estarão sendo treinados e será disponibilizado um link no novo site das Fundações, através do qual poderá ser acessado o Portal da Transparência.

Da mesma forma ocorrerá com o SICONV, Sistema de Convênios ainda pouco explorado pela comunidade e que disponibiliza todos os pagamentos efetuados dentro dos convênios executados através do mesmo. Além da imperativa observância à legislação, compreende-se que a participação ativa da sociedade é imprescindível para garantir o bom uso do erário, promovendo cada vez mais a transparência dos gastos públicos e atuando firmemente para que as práticas da Administração Pública Indireta sejam pautadas pela legalidade e pela ética.

No âmbito da execução e gerenciamento financeiro dos convênios, esta tem sido uma relevante ferramenta de controle contra a corrupção, dado que é mais um mecanismo indutor de que os gestores e técnicos das Fundações ajam com responsabilidade e permite que a sociedade, com informações disponíveis, colabore com o controle das ações dos coordenadores, enquanto ordenadores de despesas, e gestores financeiros, enquanto executores, no intuito de checar se os recursos dos convênios estão sendo usados como deveriam.

O treinamento será realizado na próxima semana e os colaboradores das Fundações de Apoio à UFPel irão participar de diversos módulos de capacitação. As atividades acontecerão nos dias 26, 27 e 28 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 20h e, em virtude disso, não haverá expediente externo na terça e na quarta-feira (26 e 27/08) nos setores administrativos das Fundações.

Site
Em consonância com a aquisição do sistema e mudança apara a nova sede, as Fundações de Apoio à UFPel irão lançar no próximo mês a sua página na internet. Esta ferramenta de comunicação dinamizará o contato com a comunidade acadêmica, em especial com os participantes de projetos, e terá o objetivo de promover melhor alcance das informações, maior facilidade na padronização e normatização dos procedimentos, maios disseminação da legislação vigente, bem como transparência a seus processos. Projetada e aperfeiçoada desde o mês de abril do corrente ano, há a aspiração de que tal ferramenta seja interativa com o usuário, dinâmica e criativa para facilitar o acesso, com visual leve, com a apresentação das três fundações integrantes e seu organograma institucional, estatutos, relatórios de atividades e identidade visual.

Será disponibilizada também a forma como as mesmas se organizam e os projetos realizados, através da apresentação dos convênios, contratos e ações apoiadas, colocando à disposição do pesquisador informações e oportunidades de projetos. Creditando transparência nos processos que realiza (LICITAÇÕES), a página também apresentará editais em andamento e concluídos, oferecendo suporte e meios para facilitar processos, ações,informações e contatos públicos.

Em breve, o site poderá ser acessado pelo domínio www.fundacoesufpel.com.br.

Publicado em 25/08/2014, na categoria Notícias.