UFPel lança o Programa de Qualificação de Espaços (PQE)
Considerando o objetivo da Administração Superior da Universidade de melhorar, constantemente, as condições de trabalho e estudo na UFPel, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PRPD) está lançando o Programa de Qualificação de Espaços (PQE). O Programa tem como objetivo qualificar espaços acadêmicos já existentes na UFPel, buscando prover condições adequadas para o desenvolvimento das atividades de ensino.
O PQE será operacionalizado a partir de quatro frentes de atuação:
a) conforto ambiental (aquisição e instalação):
– persianas;
– ar condicionado;
– divisórias simples e acústicas;
– ventiladores.
b) layout e mobiliário
– estudo de layout e elaboração de projetos (padronização de salas de aula);
– aquisição e instalação de mobiliário, conforme projeto.
c) equipamentos (aquisição e instalação):
– projetor de vídeo;
– suporte de teto para projetor;
– tela de projeção;
– computador e estabilizador.
d) infraestrutura local
– adequação de rede elétrica;
– adequação de redes lógica e telefônica;
– qualificação física do espaço.
O Programa, que conta com os apoios da Pró-Reitoria de Infraestrutura e da Coordenação de Tecnologia da Informação, está estruturado, num primeiro momento, em três módulos. O Módulo 1 abrangerá a qualificação de salas de aula, em prédios de propriedade da UFPel, que hoje integram o Sistema de Compartilhamento, gerenciado pelo Núcleo de Gestão de Espaços – NGE, num total de 83 salas. No caso de salas de aula localizadas em imóveis alugados, será realizado um estudo específico, que determinará a aplicabilidade de cada uma das frentes de atuação.
No Módulo 2, serão abrangidas salas de aula de unidades acadêmicas que optarem por integrar o Sistema de Compartilhamento de Salas de Aula, conforme a Política de Compartilhamento que está em elaboração e será divulgada brevemente.
Já o Módulo 3, que prevê a qualificação de laboratórios de ensino, terá sua operacionalização estruturada e deverá ser implementado em 2015.
Está sendo investido R$ 1,5 milhão para a implementação do Módulo 1.
Os equipamentos necessários para atendimento do Módulo 1 do PQE já estão sendo adquiridos com a previsão de estarem instalados no início do primeiro semestre de 2015.