Projeto Tópicos de Matemática Elementar atende 290 alunos em 2013/2

O projeto de ensino Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME), mantido por professores do Departamento de Matemática e Estatística, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação e o Instituto de Física e Matemática, divulga os resultados referentes a atuação do projeto no semestre 2013/2 e no Curso de Matemática Básica, oferecido no período de 11 a 17 de março deste ano.

No total, cerca de 300 alunos foram atendidos pelo projeto, totalizando cerca de quase 1700 atendimentos em monitorias. Destes, no mínimo 57,98% foram aprovados nas disciplinas para as quais buscavam apoio, sendo este dado relativo a alunos que tiveram no mínimo três atendimentos: quando eram mais de oito, este índice aumenta para 65,15%.

O professor Cícero Nachtigall, coordenador do projeto, ressalta que o índice de aprovados para oito atendimentos (correspondente a um atendimento a cada duas semanas) é bastante animador. Ele lembra que os índices de reprovação nas disciplinas iniciais de matemática são, historicamente, bastante elevados e se acentuaram nos últimos anos devido ao grande desnível existente entre o conhecimento matemático dos estudantes oriundos do ensino básico e a exigência acadêmica para formação de bons profissionais nas áreas exatas.

O coordenador lembra também que o alto índice de evasão dos alunos nas disciplinas iniciais de Cálculo é outro grande obstáculo para os cursos das áreas exatas. O projeto TME busca amenizar este índice oferecendo o atendimento individualizado de um bolsista por turma. Esta ação tem se mostrado eficaz no sentido de aproximar a turma e o bolsista, a fim de que os horários e locais de atendimento sejam combinados por eles para otimizar o tempo e incentivar a procura pelos atendimentos, reduzindo o número de alunos infrequentes participantes. Além disso, os bolsistas são incentivados a assistirem uma aula semanal da disciplina juntamente com a turma, o que tem possibilitado maior proximidade entre bolsista e alunos.

Outra ação importante do projeto, segundo o coordenador, é o Curso de Matemática Básica, oferecido geralmente no período de recesso da Universidade. Este curso busca resgatar conceitos de Matemática Básica e é oferecido prioritariamente a alunos ingressantes que possuem matemática em sua grade curricular.

O professor Cícero destaca que a procura pelo Curso de Matemática Básica vem aumentando a cada ano e que na edição mais recente do curso foram oferecidas 120 vagas nos turnos manhã e noite.

Turma para servidores

Neste ano, o projeto TME oferecerá, pela primeira vez, uma turma do Curso de Matemática Básica exclusivamente para funcionários da UFPel, à tarde. A turma de alunos ocorrerá pela manhã. As inscrições ocorrerão de 21 de julho a 4 de agosto, através da página do Projeto. As aulas serão ministradas entre 11 e 16 de agosto.

Saiba mais sobre o Projeto

O projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através do curso de matemática básica e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se diminuir os índices de reprovação nas disciplinas iniciais de Cálculo. O projeto conta atualmente com monitores dos mais diversos cursos da UFPel. As disciplinas atendidas pelo projeto no ano de 2014 são Pré-Cálculo, Cálculo 1, Cálculo 1A, Cálculo I, Cálculo 2, Cálculo II, Cálculo 3 e Cálculo III.

Publicado em 09/07/2014, na categoria Notícias.