Mostra de Máquinas premia inventos mais úteis e criativos
A engenhosidade criativa de agricultores das mais diversas regiões do Estado esteve em exposição de quinta-feira a sábado(8 a 10), no Centro de Eventos da Fenadoce, em Pelotas. Dos 115 inventos concebidos por pequenos produtores rurais, contemplando as principais operações agrícolas e da agricultura familiar, alguns poucos já foram patenteados e outros já são produzidos por empresas, em escala industrial.
Objetivando a maior eficiência produtiva das pequenas propriedades, através do resgate e valorização de inventos e adaptações criados ou modificados pelos agricultores, a 3ª Mostra de Máquinas e Inventos para Agricultura Familiar foi desenvolvida através de parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Embrapa Clima Temperado e Emater RS.
Segundo o professor Antônio Lilles Tavares Machado, do Departamento de Engenharia Rural da Faem/UFPel, que integrou a comissão organizadora, os visitantes da mostra tiveram a oportunidade de verificar as soluções criativas encontradas por agricultores para problemas pontuais de sua atividade, onde predomina o reaproveitamento de materiais e o consequente baixo custo dos inventos. Ele destaca a oportunidade também dada a pequenas fábricas, para que apresentassem equipamentos eficientes, porém de concepção simples e de baixo custo.
Outro aspecto destacado pelos organizadores foi a contribuição de instituições de pesquisa, que participaram da mostra com cerca de 30 invenções tecnológicas direcionadas à agricultura familiar. “A Mostra busca socializar conhecimentos e informações e identificar demandas e tendências da Agricultura Familiar, abrindo espaço para as empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de interesse desse segmento exporem suas inovações, propondo também novos campos de pesquisa para as instituições envolvidas”, justificou o presidente da comissão organizadora do evento, Lírio Reichert, da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas.
As criações
De concepção simples ou mais rebuscada, todos os inventos e adaptações demonstrados por pequenos agricultores tiveran em comum a praticidade, o atributo de facilitar tarefas e agilizar atividades para as quais a mão de obra é cada vez mais escassa, fenômeno que em muitos casos ameaça a própria sobrevivência da atividade rural. Em todos os casos busca-se o estímulo para que os filhos dos pequenos produtores permaneçam no campo e tenham na máquina um aliado para as tarefas cotidianas, sejam elas o preparo do solo, a aplicação de fertilizantes, o transporte e movimento da produção ou as atividades de pós-colheita.
Das criações em exposição, estiveram representados os municípios de Pelotas, Capão do Leão, Arroio do Padre, Turuçu, Canguçu, Pinheiro Machado, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Morro Redondo, São Lourenço do Sul, Seberi, São Luiz Gonzaga, Tuparendi, Caseiros, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Cruzeiro do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, Cotiporã, Ijuí, Cahoeira do Sul,Herval Grande, Sertão, Erechim, Cerro Largo, Santa Margarida do Sul, Imigrante, Fazenda Nova, São Gabriel, Agudo, além de Guaratuba, no Paraná.
Entre os inventos estiveram em exposiçção exemplares voltados à áreas como preparo do solo, semeadura, beneficiamento, processamento (moagem, descascamento, debulha, centrífuga, limpeza, etc), pulverização, irrigação, transporte, movimento de grãos, fiação, produção de ovos, avicultura, pesca, panificação, entre outros. Entre as criações/adaptações, algumas já se tornaram produtos industrializados.
Premiações
Nesta edição, os cinco melhores inventos em exposição, na avaliação de uma comissão instituída especialmente para este fim, foram distinguidos com troféus, entregues na sexta-feira(9), durante a cerimônia oficial de abertura, no palco principal do Centro de Eventos. No entanto, isto não significa dizer que as demais criações não mereceriam ser premiadas. Ao contrário, todas se mostraram úteis em sua destinação específica.
As premiações tiveram como pressuposto a contribuição para a melhoria da produção e produtividade agrícola, a qualidade de vida das populações e a preservação do meio ambiente, ligados à agricultura de base familiar. Nesse sentido, pesaram a favor quesitos como originalidade, criatividade, praticidade e redução da penosidade no campo.
1o Lugar
Alimentador de Fornalha a Lenha
Produtor/inventor:Egon Blank
Localidade:Colônia Cerrito Alegre
Município: Pelotas/RS
Máquina que alimenta a fornalha automaticamente. Funciona através de sensores de temperatura, fornecendo lenha conforme a necessidade durante a noite, principalmente. Coloca-se a lenha sob uma esteira e esta é acionada sempre que for necessário abastecer a fornalha. Através de sensores, abre-se a tampa da fornalha, acionando uma caixa receptora de lenha, a qual levará até a boca da fornalha. Esta operação se repetirá sempre que a temperatura da fornalha baixar pela falta de lenha.
2o Lugar
Roçadeira Hidráulica Articulada Para Pomares
Produtor/inventor: Marcos Juninho Salton
Localidade:Capela São Roque
Município:Cotiporã/RS
O equipamento constitui-se de motores hidráulicos que permitem a regulagem e acionamento do sistema de limpeza, que é composto por um eixo ao qual são acoplados fios de nylon com a função de fazer a limpeza nas proximidades dos caules das frutíferas. Utilizado para roçar as linhas de plantio em pomares sem danificar as plantas, adaptando-se a áreas planas, levemente acidentadas e com patamares.
3o Lugar
Carregador de Feno
Produtor/inventor: JAIR ANTÔNIO CAYE
Localidade:Afonso Rodrigues
Município: São Luiz Gonzaga /RS
O equipamento serve para recolher feno previamente enleirado através de um sistema de recolhimento tipo dedos retráteis, elevando-o por meio de um transportador para posterior colocação em carreta acoplada na parte traseira do mesmo.
4o Lugar
Máquina de Capeletti
Produtor/inventor: Wladimir Ghiggi
Município: Passo Fundo/RS
A máquina constitui-se de um sistema automatizado que permite rechear de forma ágil e padronizada o capeletti, possibilitando também a padronização e aumentando a capacidade de produção, além de manter o padrão do capeletti tipo caseiro.
5o Lugar
Máquina Para Revolver Cama de Aviário e Queimar Penas
Produtor/inventor: Renan Sotoriva
Localidade: Vila Nova
Município: Erval Grande/RS
Equipamento desenvolvido pelo produtor, acoplado em pequeno trator, cuja finalidade é remexer a cama de aviário, queimar as penas, fazer uma desinfecção, com o objetivo de prolongar a utilização da cama de aviário antiga, baixando o custo da produção dos frangos.
Inventos das instituições de pesquisa
Também merecem destaque os inventos apresentados pelas instituições de pesquisa presentes no evento. A Embrapa Clima Temperado apresentou um conjunto de criações: Aplicador de isca tóxica em pomares, Classificadora de ovos, Ovoscópio, Peletizador de adubo, Fossa séptica biodigestor, Clorador de água, Carbonizador de casca de arroz, Solarizador e Aleitador de terneiros.
A UFPel apresentou equipamentos desenvolvidos pelo Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas (NIMEq/Faem): Semeadora adubadora direta com sulcador rotativo acoplada a trator de rabiças; Semeadora direta agroecológica de tração animal para milho e feijão, ambas com dosador tipo disco horizontal com duas saídas e duas linhas de semeadura; Régua de cálculo para auxiliar a calibragem de pulverizadores e cálculo do volume de produto a ser adicionado ao tanque; e Debulhador manual de milho verde.
Os projetos foram desenvolvidos pelo curso de Doutorado em Agronomia em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. O NIMEq também realizou a distribuição de cartilha sobre prevenção de acidentes com máquinas agrícolas, de autoria dos professores Ângelo Vieira dos Reis, Roberto Lilles Tavares Machado e Antônio Lilles Tavares Machado.
De sua parte, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) apresentou o Rolo-faca queixada, destinado ao manejo da palhada verde para rotação de culturas no sistema de plantio direto, a Haste sulcadora para semeadura em plantio direto, e o Escarificador para tratores de baixa potência.
Entre as outras instituições expositoras, estiveram presentes a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé-RS, com os equipamentos Campo limpo para controle de invasoras, Controle de invasoras sem pulverização, Enxada química, e Plataforma portátil de pesagem de animais; Embrapa Amazônia Ocidental, com Desperfilhador por roto-compressão, novo equipamento para perfilhar bananeiras; Embrapa Hortaliças/Brasília-DF, com Extrator de semente de pepino e maracujá, Extrator de semente de tomate e Extrator de semente de pimentão; Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, de Ijuí-RS, com equipamento de Medição de nível; Escola Técnica Estadual Santa Isabel, de São Lourenço do Sul, com Pé de galinha para marcar terraços e Carneiro hidráulico de garrafa PET; Grupo de Estudos em Mecanização Agrícola e Tecnologias (Gematec), de Cerro Largo, com Descascador de amendoim; Escola Técnica Estadual de Canguçu, com Aviário colonial; e Inta/Argentina, através da Câmara Argentina de Fabricantes para a Agricultura Familiar, associação civil argentina que transforma os inventos em produtos comerciais.