Fórum Judicialização da Saúde lota anfiteatro da Famed
Médicos, advogados, Secretarias Municipal e Estadual da Saúde e diversas autoridades lotaram o anfiteatro da Faculdade de Medicina da UFPel (Famed) na tarde de sexta-feira(9) para participar do 1º Fórum Judicialização da Saúde em Pelotas: Qual o nosso papel?
Promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, juntamente com o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, o fórum teve como objetivo discutir as razões do elevado número de demandas judiciais em saúde no município de Pelotas, que consomem uma parcela importante dos recursos para saúde.
Fizeram parte da cerimônia de abertura a diretora da Faculdade de Medicina da UFPel, professora Vera Maria Freitas da Silveira, o juiz de Direito Titular da 6ª Vara Cível de Pelotas, Luis Antônio Saud Teles, o corregedor Rui Rosado Neto, o prefeito municipal de Pelotas, Eduardo Leite, a secretária municipal da Saúde, Arita Bergmann, e a representante da Coordenação do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas, professora Luiza Helena Vinholes Novaes.
Em sua fala, Vera Silveira agradeceu a presença de todos e desejou que o fórum fosse um divisor de águas e que cada um saísse motivado para modificar a situação atual.
Também anfitrião do evento, o juiz da 6ª Vara Cível, Luis Antônio Saud Teles, agradeceu a colaboração da Direção da FAMED, que prontamente aceitou a idéia do fórum e realizou todo o necessário para a concretização do mesmo. “Desejo uma tarde profícua de discussão para melhor entender o papel de cada um dos envolvidos na área da saúde”, observou.
Além de Teles, a programação contou com os pronunciamentos da Secretária Municipal de Saúde de Pelotas, Arita Bergmann, da vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Maria Rita de Assis Brasil, e das representantes da Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual da Saúde, Paula Stoll e Bárbara Krug.
No final da tarde foi aberto espaço para questionamentos e após foi oferecido um coffee-break aos participantes.