Início do conteúdo

Dia do Choro terá programação em Pelotas

Como parte das comemorações dos 45 anos da UFPel, será realizado no próximo dia 23 de abril o “Dia Nacional do Choro”. O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel e da Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult).

A data, 23 de abril, foi inserida no calendário nacional das comemorações por ser o dia do aniversário de Pixinguinha. Para comemorar o “Dia do Choro”, haverá “Roda de Choro” no Mercado Público, após as 19 horas. Naturalmente, o grande mestre do choro será muito lembrado, abrindo-se também espaço para outros mestres, como Jacob do Bandolim, K-Ximbinho, Wadir Azevedo, Bomfiglio de Oliveira, entre outros.

“Neste contexto, não poderíamos deixar de contemplar e prestigiar nosso saudoso e ilustre compositor e cavaquinista Avendano Júnior, além de outros nomes de músicos pelotenses como Aloim Soares (violão 7 cordas), Toinha (cavaquinho), Nogueira (surdo), Renato da Flauta, entre outros, que em vida muito fizeram pelo choro e pela cultura local”, observa o professor Raul Costa d’Avila, do Centro de Artes, que organiza o evento juntamente com Rui Madruga.

Serão três grupos se apresentando no palco, que será especialmente montado no interior do Mercado, com seus convidados. O primeiro grupo será o “Ninho do Pardal”, formado por Rui Madruga (violão de 7 cordas), Pardal (violão), Julinho do Cavaco (cavaquinho) e Davi Batuca(percussão). O “Sovaco de Cobra”, formado por Gil Soares (flauta), Átila Silveira (violão de 7 cordas) e Jucá de Leon (pandeiro), será o segundo grupo. O terceiro e último grupo, “Regional Avendano Jr.”, é formado por Milton Alves (violão 7 cordas), Roberval Silva (cantor e cavaquinho centro), Paulino (surdo), Luisinho do Cavaco (cavaquinho) e João Carlos (pandeiro).

Como convidados teremos a participação de Soninha Porto, Possidônio Tavares, Jortan Lima, Renan Reis, Egbert Parada, Daniel Zanotelli, Jorge Meletti, Roberto Porto, Otávio Dellevedove, Clarissa Garcia, Júlio Zabaleta, Paulinho Martins, Raul Costa d’Avila, entre outros. Como forma de gratidão e preservação da memória, todos os grupos e convidados vão tocar choros de Avendano Júnior, parte dos quais estão registrados em partituras. A edição foi elaborada pelo professor Luiz Machado, grande amigo de Avendano e ex-coordenador da “Oficina do Choro Santander Cultural”, em Porto Alegre.

Atuarão como apresentadores o professor Luiz Hadê , que há anos apresenta programas nas rádios pelotenses, e a cantora Xana Gallo.

Publicado em 15/04/2014, nas categorias Agenda, Notícias.