Grupo de Psicologia prossegue com trabalho sobre a tragédia da Kiss

O Grupo de Psicologia Social da UFPel é um projeto, já no segundo ano, de Extensão e Cultura, com ação conjunta com o Grupo de Psicologia das Emergências, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, constituindo-se em pesquisa-intervenção.

Desde o inicio do semestre, explica o professor Ney Bruck, coordenador do Grupo, foi realizada uma palestra-oficina na URCAMP em Bagé, sobre “ Psicologia das Emergências: cuidado de si e ajuda mútua”, no Curso de Psicologia. Na semana passada, em Santa Maria, em continuidade ao trabalho realizado desde a tragédia da Boate Kiss, foram feitas várias atividades, como palestras, todas com o sentido de auxiliar no restabelecimento dos vínculos e na aposta de retomar a capacidade de resolver problemas.

Entre as atividades realizadas em Santa Maria esteve uma palestra para professores e pesquisadores do Centro de Educação sobre Desastres e Tragédia. Eles estão iniciando um grupo de estudos sobre este tema. “Assim, tive a honra de subsidiar para eles alguns primeiros passos, relatando as experiências que tive com o desastre da Serra do Rio de Janeiro e com a tragédia da Kiss”, contou Bruck.

Para o ano, o Grupo tem convite, através da UFSM, para realizar um trabalho na Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria.

O que é
No Diretório de Grupos do CNPq consta o que segue como resumo:
“A psicologia das emergências é um tema de angústia pública, aqui entendida como um sentimento difuso de mal estar que se origina dos acontecimentos públicos traumáticos, chamados estressores, provenientes de situações limites de toda a violência urbana, dos desastres, nas calamidades naturais, nas emergências e nas situações de violência doméstica. O Grupo de Pesquisa e Ação em psicologia das emergências pesquisa e subsidia, seja como promoção da saúde e/ou pós-trauma, ações de intervenções de compreensão, apoio e superação do trauma às vítimas, profissionais e voluntários, especialmente quanto aos primeiros auxílios psicológicos. O Grupo de Pesquisa pressupõe a existência de ambientes educativos em todas as ações no campo dos direitos humanos e de defesa civil, o que justifica a aquisição de competências, para lidar e suportar o confronto nas situações dramáticas, estressoras, de tristeza e sofrimento, que são características marcantes nos incidentes críticos. O objetivo é o de promover a pesquisa e o intercâmbio de experiências e inovações que incrementem a produção teórico-prática sobre o tema Psicologia das Emergências, Angústia Pública e Primeiros Auxílios Psicológicos, fornecendo subsídios à Universidade, às organizações públicas e privadas e às comunidades através da produção de conhecimentos e instrumentalização às intervenções”.

Em 2014, haverá grupos de estudos e ações de Psicologia Social e Psicologia das Emergências. Para tanto, o grupo está precisando de professores e estudantes de todos os cursos para ingressar como voluntários e /ou pesquisadores. Em 2014,as ações estarão voltadas para dois temas: Mulheres Vítimas da Violência Doméstica e Primeiros Auxílios Psicológicos nas situações-limites. Interessados podem enviar e-mail para neybruck@gmail.com ou no Facebook Grupo de Psicologia Social GPS UFPEL https://www.facebook.com/GrupoDePsicologiaSocialGpsUfpel.

Publicado em 10/04/2014, na categoria Notícias.