Mestrado em Filosofia promove aula inaugural

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPel convida para a aula inaugural de 2014. O conferencista sera o professor Thomas Scanlon, da Universidade de Harvard (EUA), que falará sobre o tema Forms and Conditions of Responsibility.  O evento será realizado no Auditório da Faculdade de Direito/UFPel no dia 27 de março, às 19h.

Thomas Scanlon é professor de Filosofia Moral na Universidade de Harvard. Suas publicações, cursos e seminários estão voltados especialmente para temas em Filosofia Moral, dentre os quais podem ser destacados os seguintes: liberdade de expressão, a natureza dos direitos, concepções de bem estar social, teorias da justiça, bem como questões fundacionais em teoria moral.

Scanlon é internacionalmente conhecido por seu trabalho em ética e filosofia política, tendo desenvolvido uma versão do contratualismo nos moldes de John Rawls, inspirando-se, pois, em Jean-Jacques Rousseau e Immanuel Kant. Seu livro What We Owe to Each Other (Harvard University Press, 1998) é um clássico recente da filosofia política, dentro do contexto daquela teoria que se convencionou chamar de “neocontratualismo”. Além de inúmeros artigos publicados, em 2003, ele publicou também o livro The Difficult of Tolerance (Cambridge University Press, 2003). Atualmente, tem desenvolvido uma pesquisa especialmente sobre o conceito de ‘responsabilidade’.

Publicado em 14/03/2014, na categoria Notícias.