Pró-Reitoria Administrativa realiza audiência no Campus Porto
Foi realizada nesta quarta-feira (8) no Auditório da Reitoria da UFPel a Audiência Pública da Pró-Reitoria Administrativa (PRA) com a comunidade acadêmica.Na ocasião foram apresentadas as atribuições do órgão, a situação encontrada na transição e as principais demandas exigidas e já executadas.
O pró-reitor Antônio Cleff destacou a falta de transição da antiga gestão para a atual. Por isso, as pautas emergenciais foram encontradas já no decorrer do último ano. Alguns dos fatos detectados foram a falta de pessoal, a ausência de Tecnologia da Informação nos processos e de uma secretaria geral, as falhas no controle financeiro e a ausência de planejamento.
Das duas demandas emergenciais encontradas, uma delas já foi sanada, a mudança de local do depósito. A outra, a mudança do almoxarifado central do Campus Capão do Leão para um prédio central, ainda está em fase de estudos.
Coordenações
Foram apresentadas em seguida as duas coordenações que formam a PRA. A primeira, de Material e Patrimônio, demonstrou o aumento nas compras por pregão e a diminuição daquelas por concorrência. Além disso, foi destacada a mudança no processo de indenização, antes realizados via fundações e agora feitos pela pró-reitoria. Uma das metas do setor é diminuir o número de processos feitos por dispensa de licitação.
Já a área de Finanças e Contabilidade, após mostrar suas atribuições, pontuou a criação do Núcleo de Diárias e Passagens, responsável pela economia de 7% nos gastos.
Destaques
Entre as ações da gestão destacadas na apresentação, estão o Seminário sobre os procedimentos administrativos cujo público-alvo foram os diretores e secretários das unidades; os esforços para desburocratizar os procedimentos, dando mais agilidade aos processos; orientações para os coordenadores PROEXT para utilização dos recursos; orientações sobre as compras de equipamentos e de material bibliográfico; curso da ESAF para 18 servidores ocorrido em setembro de 2013 sobre a repactuação e análise de planilhas de formação de preços nos contratos de terceirização e treinamento das alterações do SCDP ocorrido em dezembro de 2013.
Em seu pronunciamento durante a audiência, o reitor Mauro Del Pino falou sobre a importância da qualificação dos servidores realizada pela PRA, não só dos servidores da PRA, mas também das outras unidades. “Vivemos uma outra cultura de gastos, agilizamos os processos e diminuímos os riscos de erros”, disse.
O pró-reitor administrativo, Antonio Carlos Cleff, questionado sobre os editais de auxílio para participação de alunos em eventos, destacou que os processos realizados de forma pioneira na nova gestão ainda estão em processo de avaliação a partir das experiências vivenciadas no primeiro ano. “Estamos de portas abertas para a comunidade acadêmica na busca de soluções para qualificação dos serviços”, afirmou.