Vicky Cortés apresenta a obra cênica Enmaceta na Feira
Neste sábado, 16 de novembro, Vicky Cortés estará em Pelotas apresentando seu espetáculo “Enmaceta”. O evento faz parte da 41° Feira do Livro de Pelotas, e ocorre às 22h no Prédio do Lyceu, com produção da Editora da UFPel e Rádio Federal. Vicky Cortés possui uma extensa experiência como intérprete na Costa Rica e em países da Europa.
Na Costa Rica trabalhou com os coreógrafos mais representativos e formou vários grupos independentes. Na Alemanha, trabalhou como bailarina convidada com Susanne Linke e sob a direção de Pina Bausch, coreógrafa, dançarina e diretora de balé alemã que revolucionou o mundo da dança.
A artista estará apresentando o espetáculo “ENMACETA”, que teve como ponto de partida desmistificar as supostas realizações femininas neste sistema patriarcal que vivemos. Um olhar crítico sobre o olhar atribuído a mulher, sujeita a mecanismos de domínios e sobras do sentido existencial, ligando-a aos laços invisíveis que a asfixiam. O espetáculo possui como pretexto vislumbrar paisagens de realidades interiores, sobre o olhar crítico supostamente feminino no sistema patriarcal. É uma obra performática, uma instalação em movimento.
Com pinceladas de humor, a obra nos leva a uma viagem intima da mulher isolada, nos deixando de frente aos absurdos de suas próprias ilusões, miragens que a detém, assim como, com a dependência eterna das relações impossíveis.
Desde 1998, Vicky Cortés trabalha como coreógrafa, diretora e dançarina de forma independente, onde a coordenação dos trabalhos se dá de forma aberta, com a participação de pessoas de diferentes disciplinas artísticas.
Desde quarta-feira está em Pelotas, realizando uma residência artística com o grupo Tatá do Programa de Extensão Núcleo de Dança-Teatro do Curso de Dança-Licenciatura da UFPel.