PPGFísica e PPGCEM recebem pesquisador da UFPR
Nos dias 14 e 15 de Agosto os Programas de Pós-Graduação em Física (PPGFísica) e em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM)receberão o professor Cyro Ketzer Saul do Departamento de Física da UFPR. O professor Cyro, professor associado da UFPR, é bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, nível 1D, atuando nas seguintes linhas de pesquisa:
– Materiais Avançados Micro/Nano Estruturados: a técnica nesta linha envolve Electrospinning e Electrospray (Eletrofiação/Eletrospray), com aplicações em materiais para diagnósticos de saúde, materiais tecidos para fabricação de curativos e materiais tecidos com alta resistência mecânica.
– Dispositivos Fluídicos/Sensores/Atuadores: a técnica nesta linha envolve usinagem a laser, com aplicações em dispositivos fluídicos para Lab-on-a-Chip, componentes fluídicos e sensores.
O programa da visita inclui reuniões de trabalho com pesquisadores dos dois programas, além de dois seminários:
(a) 14/08 – Seminário para o PPGFísica, às 16horas, na sala 416 do prédio 13 do Departamento de Física.
(b) 15/08 – Seminário para o PPGCEM, às 14horas, na sala 2 do 2º andar do prédio da Engenharia de Materiais, R. Felix da Cunha, 809.
Confira o resumo do seminário que será apresentado nos dois PPGs.
Título: Materiais avançados usando Electrospray/Electrospinning. Cyro Ketzer Saul – UFPR
Resumo:
Desenvolvidas no início do século XX as técnicas de electrospray/electrospinning passaram a ser empregadas na produção de nano/micro estruturas no início do século XXI. A versatilidade destas técnicas apresenta grande potencial na criação de novos materiais micro/nano-estruturados, os quais por sua vez, têm aplicação em diversos campos da tecnologia. Além disso, sua pervasividade promove o desenvolvimento de projetos com características multidisciplinares.
O seminário mostra a evolução temporal do emprego destas técnicas no Departamento de Física da UFPR nos últimos 7 anos, os resultados obtidos ao longo deste período, as colaborações em andamento e as novas linhas de pesquisa viabilizadas pelos recursos obtidos.