Seminário consolida Rede Saúde da UFPel

Em uma iniciativa inédita e que envolve a participação direta de nove unidades acadêmicas ligadas à área da Saúde, a UFPel promove nesta segunda-feira(10) o Seminário Rede Saúde da UFPel – O que temos? O que queremos? Como Viabilizar? Tendo por local o auditório da Faculdade de Medicina (Famed), o evento se desdobra em duas grandes mesas-redondas.

A primeira, no turno manhã – Estratégias do Microssistema de Saúde da UFPel –, apresentou as ações do programa Atenção Primária à Saúde (APS), do Ambulatório de Especialidades, do Hospital Escola e do Programa de Atenção Domiciliar. Na segunda mesa-redonda, realizada à tarde, o tema do seminário será discutido pelas seguintes Unidades Acadêmicas: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Farmácia e Medicina Veterinária.

Segundo a diretora do Hospital Escola (HE) e coordenadora do evento, Julieta Carriconde Fripp, o evento resulta de uma série de iniciativas desenvolvidas a partir da constituição de um grupo de trabalho(GT), cujo objetivo inicial era traçar um diagnóstico da estratégia de saúde no âmbito do HE. “Decidimos que deveríamos ampliar o número de participantes no grupo, uma vez que o Hospital é apenas uma célula do sistema de saúde da Universidade, dando origem a um GT ampliado”, disse Julieta ao explicar a criação da Rede Saúde da UFPel.

O seminário apresenta como um de seus méritos o engajamento dos estudantes dos diversos cursos nas discussões que serão estabelecidas doravante. “Todos os cursos da área da Saúde estão aqui representados, o que constitui uma iniciativa inovadora, pois caracteriza um espaço multiprofissional e interdisciplinar”, observa a diretora do HE.

Em sua saudação, na abertura do evento, o reitor Mauro Del Pino também destacou o ineditismo da iniciativa, que promove a troca de experiências entre os diversos cursos, discute a estrutura do Microssistema de Saúde da UFPel e propõe as políticas acadêmicas e de assistência, que valorizam o Sistema Único de Saúde. “Estaremos acompanhando de perto os resultados para que as metas revertam em ações práticas”, concluiu.

Na sequência, a professora Ana Maria Borges fez uma apresentação sobre o programa de Atenção Primária à Saúde, desenvolvido pelas Unidades Básicas de Saúde da Vila Municipal (cerca de 1,3 mil atendimentos/mês), Areal Leste (900 atendimentos/mês), Centro Social Urbano do Areal (750 atendimentos/mês), e Obelisco (1,3 mil atendimentos/mês). Ela falou sobre os problemas de infraestrutura e destacou os campos de estágio e a capacidade de formação.

A apresentação do Ambulatório de Especialidades da Famed foi feita pela diretora da unidade, professora Vera Maria Freitas da Silveira. A unidade concentra 31 especialidades e realiza cerca de 50 mil atendimentos anuais. De sua parte, a diretora da Faculdade de Odontologia, Márcia Bueno Pinto, descreveu as ações desenvolvidas em sua área, onde a Universidade desenvolve importante atuação na área assistencial, cuja repercussão foi aumentada com a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em parceria com a Prefeitura Municipal.

Fechando a programação da primeira mesa-redonda, foram apresentadas informações sobre o atendimento prestado pelo Hospital Escola e pelo Programa de Atenção Domiciliar, onde se destacam as ações do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (Pidi), hoje desdobradas no programa Melhor em Casa, respaldado pelo Ministério da Saúde.

Publicado em 10/06/2013, na categoria Notícias.