Pesquisador uruguaio ministra Curso de Conservação de Metais no LÂMINA
A convite do professor Jaime Mujica Sallés (Departamento de Antropologia e Arqueologia), o Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (Lamina) receberá, entre 11 e 13 de abril, o pesquisador Miguel Castiglioni.
Miguel Castiglioni é professor da Universidadad de la República (Udelar/Uruguai), Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação e integra o Programa de Arqueologia Subaquática (PAS).
Durante sua visita ao Lâmina, o pesquisador cumprirá as seguintes atividades: 1) visita técnica ao Lâmina; 2) Palestra sobre conservação de materiais arqueológicos ferrosos; 3) Mini-curso sobre tratamento de materiais arqueológicos metálicos arqueológicos.
Convidamos a toda a comunidade acadêmica da UFPel para participar dessas atividades!
O endereço do Lâmina é rua Barão de Santa Tecla, n. 408 (antigo anexo da museologia).
Atividades a serem desenvolvidas:
. Visita técnica ao Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (LÂMINA)/ICH.
. Ditado de palestra sobre a conservação de materiais arqueológicos ferrosos subaquáticos segundo a experiencia do Programa de Arqueologia Subacuatica (PAS) de Uruguay.
. Ditado de minicurso sobre o tratamento de materiais metálicos arqueológicos.
Justificativa: estas atividades formam parte dos vínculos entre a UFPel e a Universidad de la República (Udelar) do Uruguai iniciados no ano de 2010 na área da gestão do patrimônio arqueológico. O docente Miguel Castiglioni possui uma ampla experiência nesta área, temática com uma grande carência de especialistas a nível do Brasil e da região.