Encontro discute problemática dos animais errantes em Pelotas
O gabinete da Reitoria da UFPel sediou nesta segunda-feira(18) reunião preliminar voltada à possível criação de um centro de atendimento e controle de zoonoses na área central de Pelotas. O centro, que teria como objetivo somar forças para enfrentar o grave problema que constitui a presença de animais errantes nas vias centrais da cidade, seria viabilizado com a participação de segmentos das esferas pública e privada, e buscaria recursos em rubricas das áreas de Saúde Pública e de Meio Ambiente, através de emendas parlamentares.
O encontro foi agendado pelo deputado estadual Catarina Paladini o contou com as presenças do reitor Mauro Del Pino, do vice-reitor Carlos Rogério Mauch, do assessor para Assuntos Interinstitucionais, Hemerson Pase, e de representantes das áreas de Saúde humana e animal da UFPel, respectivamente, professores Julieta Fripp, diretora do Hospital Escola, e Luiz Filipe Schuch, diretor do Centro Agropecuário da Palma.
Na oportunidade foram discutidos aspectos envolvidos na construção e manutenção de um centro que desse suporte não apenas à área de atendimento, mas, principalmente a uma efetiva ação comunitária que levasse a uma conscientização sobre a posse responsável de animais domésticos.
Segundo Catarina Paladini, o objetivo é chamar ao debate todos os parceiros possíveis, partindo-se, na sequência, à elaboração de um projeto. Na avaliação do reitor Mauro Del Pino, se faz necessária uma atuação articulada, pois “trata-se de enfrentar problemas infinitos com recursos finitos”.