Alunos do curso de Turismo trocam ideias sobre o mercado de viagens com gestores locais

Nos dias 4 e 6 de fevereiro, foi oportunizado aos acadêmicos do 8º semestre da disciplina de Agência de Viagens e Transporte do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel um bate papo com quatro agências de viagens receptivas, emissivas, terrestre de intercambio. O objetivo do encontro, segundo a professora Caroline Ceretta, foi promover a integração dos alunos com o mercado de trabalho do setor de viagens, enriquecendo o processo de aprendizagem, a partir do contato com os profissionais da área na região.

Os representantes, Josette Pereira, da Terrasul Turismo Pelotas e Renan Halpern Silveira da agência Egali Agência de Intercâmbio relataram suas experiências como agentes de viagens e administradores das empresas e discutiram os papéis desempenhados pelas agências. Ao longo da conversa, foram discutidos o perfil da demanda e o panorama atual do mercado, além dos desafios que o setor enfrenta, entre os quais citam a integração com o poder público, empresas fornecedoras de serviços e concorrentes.

Na quarta-feira, dia 6 de fevereiro, o encontro foi com as representantes da agência emissiva Voyage Turismo, Virginia Vieira Kopereck, e da operadora CVC, Wilsana Dutra, que trouxeram suas experiências no mercado de viagens, relatando os desafios de atuar em um mercado altamente concorrido e de consumidores exigentes, assim como da satisfação em realizar da tão sonhada viagem de seus clientes.

O diálogo foi de grande valia tanto para os alunos quanto para os profissionais, que também demonstraram sentir necessidade de maior integração com o meio acadêmico. O ponto alto do encontro foi o aceno por parte das empresas com a possibilidade de estágios e de acompanhamento da rotina de uma agencia para uma futura parceria que a professora Caroline disse ser de grande valia para os alunos e também para as empresas.

A iniciativa de aproximar os alunos da realidade prática do setor é uma oportunidade para os acadêmicos e o futuro mercado de trabalho de parte dos egressos de turismo, afirma a professora da disciplina Caroline Ceretta. Para ela, o crescimento do setor de viagens é uma grande oportunidade de trabalho, principalmente no momento em que as pessoas necessitam de informações, tecnologia, qualidade e segurança nos serviços prestados.

Os alunos se mobilizaram e apoiaram a iniciativa, escolhendo os contatos desta primeira etapa e indo pessoalmente fazer o convite as empresas. Em nome da Universidade a professora e os alunos agradecem a oportunidade e o pronto atendimento das agências Terrasul Agência de Viagens, Egali Intercâmbio, Voyage Turismo e da operadora CVC.

Publicado em 19/02/2013, na categoria Notícias.