O Coral da UFPel realiza apresentação nesta quarta-feira(2), às 18h, na Secretaria Municipal da Cultura(Secult), situada na praça Coronel Pedro Osório esquina com Lobo da Costa. A apresentação se insere nas diversas manifestações artísticas programadas para os três dias da Feirinha de Natal, em benefício da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, evento coordenado pela professora Therezinha Röhrig. O Coral é regido pelo professor Carlos Alberto Oliveira, tendo como preparador vocal o professor Jonas Klug e acompanhamento ao piano de Ederson Duarte.
O Programa Vizinhança realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura(Prec) da UFPel, juntamente coma a Empresa Júnior da Faculdade de Administração e Turismo(FAT), está organizando uma campanha para recolhimento de brinquedos, que serão doados na festa de Natal do Bairro da Balsa, no dia 20 de dezembro (domingo) às 17h. A festa é organizada pela associação do bairro há mais de 20 anos, visando atender sua comunidade carente. Ocorrerão a chegada do Papai Noel e apresentações artísticas. O local será a rótula do começo da […]
O Departamento de Matemática e Estatística do Instituto de Física e Matemática(IFM) da UFPel está promovendo o ciclo de palestras Noite Científica, aberto à comunidade. Ocorrerão duas palestras em dezembro, dias 4 e 11, e quatro em janeiro, nos dias 8, 15, 22 e 29, das 20h50min às 21h50min. As palestras ocorrerão no Colégio Gonzaga e as inscrições poderão ser feitas até o dia 4 de dezembro, na secretaria do Colegiado do Curso de Matemática- Noturno, situada no Colégio Gonzaga. São 50 vagas.
Será defendida às 14h30min desta quinta-feira(3), no auditório Kurt Kloetzel do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, a dissertação Internação domiciliar e cuidados paliativos para pacientes oncológicos no município de Pelotas, RS, de autoria da mestranda Julieta Carriconde Fripp, do curso de mestrado profissional em saúde pública baseada em evidências.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) divulgou, no dia 17 de novembro, o resultado do Edital Universal 2009, uma das maiores ações de fomento da agência, que irá investir R$ 100 milhões em atividades de pesquisa científica, tecnológica e inovação em todas as áreas do conhecimento.
Nova solenidade promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Recursos Humanos, nesta terça-feira(1), serviu como despedida a dois servidores da UFPel que conquistaram a aposentadoria. Segundo o reitor Cesar Borges, o ato não significa uma separação, mas assinala o reconhecimento da Universidade à dedicação dos servidores durante sua vida laboral.
Expira nesta quarta-feira(2), às 18h, o prazo para inscrições aos Programas de Residência Médica da UFPel. Edital e inscrições pelo site www.fau.com.br.
O PET Educação convida o público em geral a participar de mais uma palestra do Projeto de Extensão Falando em Educação, que, nesta quarta-feira(2), tem como ministrante a professora dra. Maira Ferreira, com a palestra “Tema transversal saúde na educação escolar”. A palestra será realizada às 18h, na sala 352, 3º andar da Faculdade de Educação (FAE/UFPel).
O grupo “Downdança”, do Projeto Carinho, iniciativa da Escola Superior de Educação Física (Esef/UFPel), promove neste sábado(5), às 19h30min, no Teatro Sete de Abril, o espetáculo “Projeto Carinho: Doze anos de oportunidades e realizações”. Os ingressos estão à venda na Esef (rua Luis de Camões,…) e na Firenze Informática (galeria Firenze).
A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel) está recebendo três pesquisadores italianos – professor Rossano Massai (Unipi), e os pesquisadores dr. Giovanni Agati (CNR/Florença) e dr. Damiano Remorini (Unipi). O objetivo da visita é difundir o uso da tecnologia de análises de maturação das frutas através de métodos não destrutivos, ou seja, o uso de aparelhos que avaliam sua maturação e qualidade sem a necessidade de tocá-las.