A mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural (ICH/UFPel), Denise Ondina Marroni dos Santos, esteve recentemente no Museu Histórico Nacional (MHN) do Rio de Janeiro, um dos mais importantes museus do país. Pesquisando conservação preventiva em tecidos, sob a orientação da museóloga e curadora do acervo têxtil, Vera Lúcia de Lima, foram estudados materiais e formas de acondicionamento, higienização, controle ambiental, elaboração de suportes para diferentes peças, entre outras medidas de salvaguarda.
Através de parceria estabelecida com o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) da UFPel trará a Pelotas nos meses de abril e maio a exposição “A expressividade na arte brasileira”, composta de obras de Cândido Portinari, Iberê Carmargo e Di Cavalcanti.
A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), através de seu presidente, professor Francisco Del Pino, convoca eleições para representantes das áreas de Ciências Exatas e Tecnologia, Ciências Humanas, Letras e Artes, Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Agrárias. Confira a íntegra do Edital.
A acadêmica Mariluci Cardoso de Vargas, bolsista do Núcleo de Documentação Histórica (NHD) do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel), foi aprovada no Mestrado de História da Unisinos, com bolsa integral do CNPq. A aluna, que desenvolveu diversos trabalhos junto à equipe do NDH, atuando como voluntária e bolsista em diversos projetos, dará continuidade ao seu trabalho de monografia de conclusão de curso: “Memórias da militância feminina contra a ditadura militar no Rio Grande do Sul (1968-1973)”.
Prossegue até esta sexta-feira(29) a reunião do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Regional Sul (Forproext), que congrega representantes das universidades públicas, estaduais e federais do RS, SC e PR. O evento serve como preparação ao encontro da Comissão Nacional, que será realizado em março, em Curitiba-PR.