Serão 16 novos cursos de graduação já no próximo Vestibular de Inverno da UFPel. Ao todo, 39 novos cursos funcionarão até 2010, por conta do Reuni, Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.
O Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Faculdade de Medicina da UFPel, referência mundial em sua área, está funcionando no Centro de Pesquisas em Saúde Amílcar Gigante, antigo hospital Santa Teresa. No “Amílcar Gigante”, funciona também o serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Pelotas, através de convênio com a Universidade.
Portaria do Gabinete do Reitor da UFPel definiu como pontos facultativos na Universidade os dias 4 e 5 de fevereiro, segunda e terça-feiras de Carnaval. O retorno às atividades ocorre na quarta-feira, dia 6, a partir das 14h. Os serviços essenciais e o Hospital Universitário obedecerão os horários normais de funcionamento.
Já está disponível para consultas o edital para matrícula especial 2008/1 do curso de mestrado em Filosofia da UFPel. O documento pode ser acessado no site do programa, que é o http://www.ufpel.edu.br/ich/ppgfil/ .
O Conservatório de Música da UFPel oferecerá em fevereiro cinco Oficinas de Extensão em Música gratuitas à comunidade em geral.
O Conservatório de Música estará promovendo, em fevereiro, o curso de “Arranjo na Música Popular”, que será coordenado e ministrado pelo professor Luciano da Costa Nazario, bacharel em violão pela UFPel e mestre em composição pela UFBa.
De sexta-feira(25) a domingo, o curso gratuito da UFPel Desafio Pré-Vestibular inscreveu 548 candidatos, que concorrerão às 350 vagas ofertadas pelo curso, 175 à tarde e 175 à noite.
Conforme declarou o reitor Cesar Borges em entrevista à imprensa, no mais tardar em março, será inaugurado o Pronto Atendimento da Faculdade de Medicina da UFPel, situado em frente à Rodoviária de Pelotas. O local já está equipado, faltando somente as últimas instalações elétricas.
O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, Vitor Hugo Manzke, participou, na semana passada, da abertura do projeto Rondon Nacional, ação denominada Grão Pará, nos atos realizados em Belém do Pará e em Teresina, no Piauí.
O Laboratório de Antropologia e Arqueologia (Lepaarq) do Instituto de Ciências Humanas(ICH) da UFPel está participando do Fórum da Periferia-Rede Periferia, “Um outro mundo é aqui”, realizado desta quinta-feira(24) a sábado, no bairro Dunas, em Pelotas.