A Faculdade de Administração e de Turismo agora é o Centro de Ciências Socio-Organizacionais

A Faculdade de Administração e de Turismo (FAT) agora é Centro de Ciências Socio-Organizacionais (CCSO). A mudança no formato administrativo da unidade acadêmica, foi aprovada na reunião do Conselho Universitário (CONSUN) no dia 26 de novembro de 2020, e publicada em dezembro pela Secretaria dos Conselhos Superiores, resolução 39/2020.

A FAT tem sua origem com a Faculdade de Ciências Domésticas, uma das unidades pertencentes a antiga Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul, que remonta as origens da Universidade Federal de Pelotas.

Em sua nova estrutura, o CCSO segue contando com os mesmos cursos de graduação e de pós-graduação. Na graduação, a unidade oferta os cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado em Turismo, Tecnólogo em Gestão Pública e Tecnólogo em Processos Gerenciais. Na Pós-Graduação, o CCSO conta com a Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, o MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Mestrado em Desenvolvimento Territorial e de Sistemas Agroindustriais (realizado em parceria com a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel) e o Mestrado Profissional em Administração Pública, em rede nacional.

O processo para transformação em Centro começou em 2019 e foi construído com ampla participação da comunidade acadêmica da Faculdade de Administração e de Turismo por meio de reuniões, discussões, assembleias, com a colaboração de outros Centros na troca de experiências, audiência pública e a votação no Conselho Departamental da unidade.

Com esse novo formato não haverá mais a estrutura departamental (Departamento de Administração e Departamento de Turismo). O CCSO será composto pelo Conselho, Direção, Direção Adjunta, por duas Câmaras: a Câmara de Ensino e Extensão e a Câmara de Pesquisa e Inovação, além de duas Secretarias, Secretaria Acadêmica e Secretaria Administrativa, e os Colegiados de Curso de Graduação e Pós-Graduação.

Segundo a diretora do CCSO, a professora Isabel Rasia, com a mudança, espera-se maior agilidade nos trâmites internos, eficiência, transparência e democracia na gestão da unidade. Além da possibilidade de crescimento na graduação e na pós-graduação na parte acadêmica.

Publicado em 04/01/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Administração, CCSO, Centro de Ciências Socio-Organizacionais, FAT.