Início do conteúdo

Professora da UFPel lança livro com resultados da pesquisa de pós-doutorado

A professora dos cursos de Design do Centro de Artes da UFPel, Lúcia Costa Weymar, está lançando o livro Lusitanidades resultado da sua pesquisa de pós-doutorado em Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, que representa o design de viagem e a viagem no design de uma professora brasileira a Portugal.

Como se direciona à dimensão poética do design seu maior desígnio é sua própria expressão. Mais do que um destino, então, os textos e fotografias criados (acompanhados da mais relevante literatura lusitana) são um personalíssimo percurso que perpassa gentes, lugares, artes e sabores portugueses, evidenciando-os em toda sua sentimentalidade.

Um design circular homenageia as relações entre Brasil e Portugal e a terminologia escolhida acompanha toda a cartografia, como em: “Partida” (Tavares, uma cidade brasileira de origem açoriana); “Escalas”, (Lisboa, Porto e Interior Continental) e “Chegada” (Os Açores).

O sofisticado design português é descortinado através de entrevistas com José Brandão, João Machado, Eduardo Aires e Francisco Providência. Ao final, a proposição dos conceitos “gemelaridades acordadas” e “gemelaridades imaginadas” tanto reforça acordos oficiais entre cidades dos dois países como imagina novas irmandades.

As vendas ocorrem diretamente com a professora pelo Instagram e Facebook ou pelo WhatsApp 53 981188444. Parte das vendas será destinada ao Setor de Oncologia da Beneficência Portuguesa de Pelotas.