Conselho de Classe é o tema da Leitura Dramática desta Terça (15)

O projeto de pesquisa Leituras do drama contemporâneo, da Universidade Federal de Pelotas, realizará neste terça-feira, dia 15 de setembro, mais uma de suas leituras dramáticas on-line. O texto escolhido é Conselho de classe, de Jô Bilac. A leitura ocorrerá a partir das 20h e será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do projeto (links abaixo).

O foco da história se concentra em um conselho de classe escolar. Na Escola Estadual Dias Gomes, uma reunião de professoras é desestabilizada pela chegada de um novo diretor. Este encontro faz eclodir dilemas éticos e pessoais em meio a decisões que se confundem nas relações de poder na instituição de ensino. A abordagem realista do ambiente escolar gera um diálogo acerca das questões macro e micropolíticas da educação.

Jô Bilac é escritor, dramaturgo e roteirista. Considerado um dos expoentes da dramaturgia brasileira contemporânea. Formado pela Escola de Teatro Martins Pena, possui livros publicados na Suécia, França, Estados Unidos, Colômbia, premiado em Londres e homenageado em Yale como dramaturgo brasileiro. Em 2007, fundou, ao lado outros artistas, a Cia. de Teatro Independente. Autor de textos como Savana glacial, Beije minha lápide, P.I., Insetos, Fluxorama, Os mamutes e Alguém acaba de morrer lá fora.  É um dos criadores da série de TV Segunda Chamada (Prêmio APCA de melhor série 2019). Neste ano, lançou o texto Hoje eu não saio daqui em parceria com a Cia. Marginal.

A leitura será realizada pela coordenadora do projeto, professora Fernanda Vieira Fernandes, juntamente com os colaboradores e colaboradoras Brenda Seneme, Gabryel Pioner, Milena Vaz, Lorena Zanetti e João Vitor. A ex-colaboradora do projeto e egressa do curso de Teatro, Juliana Caroline, fará uma participação especial. A operação técnica e arte dos cartazes é de Mario Celso.

Sobre o projeto: O projeto de pesquisa, existente desde 2015 na UFPel, compõe o Grupo de Estudos em Teatro: Histórias e Dramaturgias (GETEHD) do CNPq, é coordenado pela Profa. Dra. Fernanda Vieira Fernandes e tem como colaboradores os discentes Brenda Seneme, Gabryel Pyã, Lorena Zanetti, João Vitor, Milena Vaz e Kelvin Marum Machado, além de um professor de teatro egresso do curso de Teatro da UFPel, Mario Celso. Em 2020, por conta da pandemia, estão realizando todas as suas ações de maneira virtual, entre elas leituras dramáticas, entrevistas e oficinas.

Link da leitura: https://youtu.be/DRrpWHdfVQM

Link do canal: https://www.youtube.com/leiturasdodramacontemporaneoufpel

Publicado em 14/09/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Leitura Dramática, Leitura Drmática Online, Teatro.