UFPel é a décima melhor do Brasil

A Universidade Federal de Pelotas é a décima melhor universidade do Brasil. A informação é do ranking mundial de universidades da Times Higher Education (THE), entidade que anualmente divulga a classificação internacional de excelência universitária, um dos mais respeitados no ambiente acadêmico. A UFPel avança uma posição em comparação ao ano de 2019, quando ficou em 11º lugar.

No comparativo entre as universidades da América Latina, a Universidade também ocupa uma posição marcante, chegando à 40ª colocação. Entre as instituições gaúchas, a UFPel fica atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que ocupa, nacionalmente, a quarta posição. As três primeiras colocadas são a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As melhores universidades em nível internacional são a Universidade de Oxford (Reino Unido), o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Estados Unidos) e a Universidade de Cambridge (Reino Unido).

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação da UFPel, estes são louros colhidos por toda a comunidade acadêmica da Universidade: “Ao longo dos últimos anos, vemos um crescimento constante da UFPel nos rankings internacionais. Isso mostra a consolidação da nossa universidade”. Ele também destaca o crescimento no impacto da pesquisa realizada na Universidade, visto que esse é um dos critérios relevantes na avaliação realizada pela THE.

Publicado em 02/09/2020, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.