UFPel promove curso “Ações Afirmativas e seus Contextos”

Será realizado em setembro o curso “Ações Afirmativas e seus Contextos”, promovido pelo Observatório Interinstitucional de Ações Afirmativas das Instituições Federais de Ensino da Região Sul do Rio Grande do Sul (ObservaaSUL), projeto unificado de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O curso tem a proposta de instrumentalizar estudantes cotistas de ações afirmativas das instituições que possuem essa política, em especial a UFPel, acerca da historicidade da conquista da política, bem como os desdobramentos institucionais e políticos da Lei de Cotas (12.711/12). Também busca congregar alunos/as cotistas em âmbito de graduação e pós-graduação, para temáticas que os/as situem academicamente e identitariamente, durante os seus processos de formação, como sujeitos de direito, portanto, sujeitos políticos. O curso propõe, ainda, mobilizar, academicamente, saberes advindos da luta dos movimentos sociais e potencializar outros conhecimentos emergentes da experiência social dos/as estudantes.

O período de realização é de 03 a 18 de setembro, com encontros semanais, nas quintas e sextas-feiras, das 16h às 17h30min. O sistema utilizado será a plataforma de Webconferência da UFPel (os links serão enviados por e-mail).

O público são estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel), alunos graduação e pós, estudantes cotistas e profissionais da educação básica, totalizando até 60 pessoas.

A avaliação será feita com texto com reflexões (ao final dos módulos).

As inscrições podem ser feitas até 01 de setembro, através deste formulário.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail observinst@gmail.com.

1. Dia 03/09/2020, às 16h:
Apresentação do projeto;
Ações afirmativas no ensino superior: desafios políticos – Prof. Dr. Sales Augusto dos Santos;
Retrospecto histórico da presença negra no extremo Sul do RS – Prof. Dr. Caiuá Al-Alam;

2. Dia 04/09/2020, às 16h:
Pessoas com deficiência em um contexto afirmativo – Ma. Miriam Boher;
Ações afirmativas na perspectiva da população indígena – Ma. Pietra Dolamita (Kuawá Apurinã) e Vangri Kaingang;

3. Dia 10/09/2020, às 16h:
Ações afirmativas na perspectiva da população negra – Prof.ª Dr.ª Joana Célia Passos;
Acesso afirmativo e população LGBTQIA+ – Prof.ª Dr.ª Megg Rayara Gomes de Oliveira;

4. Dia 11/09/2020, às 16h:
Histórico das Ações Afirmativas e Comissões de Heteroidentificação – Prof. Dr. Adilson Santos;
Ação Afirmativa e Mercado de Trabalho (12990/14) – Prof. Dr. Mário Theodoro;

5. Dia 18/09/2020, às 16h:
Encerramento.