Nota da Gestão sobre calendário alternativo

NOTA DA GESTÃO

PROPOSTA DE CALENDÁRIO ACADÊMICO ALTERNATIVO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do Comitê Acadêmico, constituído no contexto da Pandemia de Covid-19, iniciou um processo de discussão sobre a proposta de um Calendário Acadêmico Alternativo, para o 1º semestre de 2020. É importante ressaltar que não se trata de substituição das aulas presenciais previstas para o 1º semestre de 2020 por aulas em EaD, na medida em que se entende que essa transposição não é possível, quer seja do ponto de vista conceitual, quer seja do ponto de vista operacional.

O primeiro movimento de análise e debates ocorreu no dia 23 de abril, em reunião por webconferência com os diretores das 22 unidades acadêmicas. No dia 27 de abril, estão agendadas reuniões com coordenadores de curso de graduação, de pós-graduação e com o Diretório Central dos Estudantes, para ampliar a discussão e qualificar a proposta. A partir dessas reuniões, a discussão poderá ser realizada com as bases das categorias de estudantes, professores e técnico-administrativos, para ao final do processo, a proposta ser enviada ao COCEPE para deliberação.

Lembrando que a proposta em construção não é uma substituição das aulas presenciais por aulas em EaD, é importante considerar que se faz necessária a construção de alternativas viáveis para garantir que não seja interrompido o vínculo cognitivo e relacional entre professores, técnicos-administrativos e estudantes, mantendo a Universidade ativa também no campo acadêmico, a exemplo do que já ocorre plenamente na área da pesquisa e da extensão, com contribuições significativas para a compreensão do momento de crise que se está vivenciando em escala global. Além disso, é uma oportunidade para que a comunidade acadêmica possa vivenciar outras formas de relações pedagógicas, para além das que convencionalmente são vivenciadas, considerando o cenário de incertezas provocado pela Pandemia.

Assim, o que está em discussão é uma proposta de calendário em que se possam contemplar algumas ofertas de disciplinas obrigatórias e optativas, na modalidade à distância, de acordo com as experiências e conhecimento de professores, técnicos-administrativos e alunos, com início previsto para junho, após serem feitas as discussões, contribuições e melhorias da proposta.

Para dar sustentação às iniciativas de ofertas de disciplinas em EaD, criou-se a UFPel VIRTUAL, que será o espaço institucional de suporte técnico e operacional para ações e atividades não presenciais. Destaca-se que na próxima semana serão enviados instrumentos de coleta de dados aos estudantes, docentes e técnicos-administrativos da UFPel, com o intuito de evidenciar as condições de acesso e conhecimento sobre os meios digitais.

Este momento peculiar e de excepcionalidades pode se constituir, também, em fortalecimento dos sentidos da Universidade como lócus de produção e socialização de novos saberes e práticas.

Publicado em 24/04/2020, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.