Começa, na UFPel, o curso de Fisioterapia

Calouros posam para fotoO primeiro dia letivo de 2020 na Universidade Federal de Pelotas foi marcado pelo começo das atividades do curso de Fisioterapia, criado no ano passado. Os 40 alunos que formam a primeira turma do curso foram recepcionados no começo da tarde desta segunda-feira (9), pela Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino (PRE), Direção da Escola Superior de Educação Física (Esef), unidade onde o curso está lotado, Coordenação, docentes e técnicos do novo bacharelado.

O reitor em exercício, vice-reitor Luís Amaral, disse que a turma materializa a felicidade de a instituição poder oferecer o novo curso. Apresentando a Universidade aos calouros, o vice-reitor afirmou que a UFPel sempre busca a excelência e a boa formação dos acadêmicos, recordando que a instituição está na lista das 20 melhores do país.

Representando a Pró-Reitoria de Ensino, o coordenador de Pedagogia Vice-reitor fala aos estudantesUniversitária, Eduardo das Neves Filho, frisou que o trabalho pela criação do curso começou em 2017 e hoje concretiza-se como um dos 99 cursos da UFPel. “Com o auxílio de vocês, concretizaremos o sonho da criação do curso”, disse, falando aos alunos. Ele recomendou aos novos acadêmicos as leituras do Guia do Estudante, disponível na página da UFPel, e do Regulamento do Ensino de Graduação, que pode ser acessado no site da PRE.

Em sua manifestação aos recém-chegados na UFPel, o diretor da Esef, Eduardo Merino, apresentou a Universidade a eles como uma instituição guiada por princípios como inclusão, diversidade e tolerância, e pautada pelo conhecimento, visando a boa formação de todos. “A Universidade também é uma janela para o mundo, através de ações de internacionalização, como os intercâmbios, e de extensão, por meio dos projetos desenvolvidos com as comunidades”, contou, convidando os estudantes a participarem destas atividades.

Coordenador do curso fala aos alunosEncerrando a recepção, o coordenador do curso, Fernando Siqueira, que já havia trabalhado com os calouros pela manhã, apresentou os outros professores e técnicos presentes no ato. O curso de Fisioterapia é desenvolvido em dez semestres, ou cinco anos.