UFPel presente na Semana Cultural da Catedral

O ato oficial de abertura da Semana Cultural da Catedral de Pelotas, que ocorre na próxima segunda-feira (18), às 10h, contará com a entrega do quadro do Visconde de Jaguari, restaurado por Sandra Oliveira, aluna da UFPel, que teve a orientação da professora Andréia Bachettini. No “Diálogos na Catedral”, será realizado, na quinta-feira (21), um debate conduzido pelos professores do Curso de Conservação e Restauro da Universidade.

O Evento

Preservar o patrimônio que torna vivo o o futuro é responsabilidade de todos. Com esse conceito a II Semana Cultural da Catedral São Francisco de Paula reúne uma série de atividades entre os dias 17 e 24 de novembro, em Pelotas. “Convidamos todos a engajarem-se nesta causa de resistência à salvaguarda da história de um povo: Catedral, patrimônio de todos!”, destaca o Padre Luis Boari.

A Catedral é um referencial urbano e marco zero de origem da cidade de Pelotas. Sua história é paralela ao do município. Local de memória, com importante valor religioso, artístico e cultural. No ano passado o prédio da Catedral foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como parte do Conjunto Histórico de Pelotas.

No domingo(17), às 19h, durante a tradicional Missa, acontece a abertura da exposição de educação patrimonial “Portas da História”. A mostra é resultado do trabalho realizado pelas antropólogas Liza Bilhalva e Marta Bonow, com estudantes do Instituto São Benedito e Escola estadual Monsenhor Queiroz, além dos grupos de catequese da paróquia, integrantes da Rouparia Santa Anna e Gotas de Esperança. O projeto se desenvolve através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), com o patrocínio integral da Josapar, execução da Perene Patrimônio Cultural e coordenação da Surya Projetos.

Na segunda-feira(18), às 10h, a cerimônia de abertura reúne autoridades, imprensa, diocese, ativistas culturais, estudantes e a comunidade em geral. “O ato simboliza também a necessidade de união de forças em prol da preservação do patrimônio”, destaca Boari. Na programação está prevista a celebração dos 11 anos de revitalização da Praça José Bonifácio e o descerramento do quadro de Visconde de Jaguarí, cujos restos mortais repousam no interior do templo. A recuperação da obra foi feita pela restauradora Sandra Cedrez Macedo Oliveira, como trabalho de conclusão do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), orientado pela professora Andrea Bachettini.

Ainda na programação o lançamento do projeto “Abrace a Catedral”, a apresentação da orquestra Notas de Esperança, do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera. O ato encerra com um convite para que todos abracem à Catedral. Ao longo da semana a programação prossegue com os Diálogos na Catedral, visitas guiadas, exposições e um grande evento de rua, entre outras ações. Mais detalhes no evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/779160435858294/

19/11 (terça-feira)

14h às 16h – Atividades de recreação infantil com Vida Ativa, visitas guiadas gratuitas, exposição sobre o restauro do quadro de Visconde de Jaguari, Projeto Educar da Ecosul.

17h – Diálogos na Catedral com tema “Tombamento”, conduzido pelo secretário de Cultura, Giorgio Ronna. Local: Salão São José.

20/11 (quarta-feira)

14h às 16h – Visitas guiadas gratuitas e exposição sobre o restauro do quadro de Visconde de Jaguari;

17h – Diálogos na Catedral com tema “120 anos Dom Antônio Zattera”, conduzido pelo Museólogo da UCPel Anderson Passos, pela supervisora de jornalismo Rita Wicth e a analista de comunicação e mídias sociais, Manuelle Motta. Local: Salão São José.

19h – visita guiada “Contos da Catedral” conduzida pelo museólogo Everton Lautenschlager* – (*custo de R$ 25,00 – mais informações e agendamento 53 98435-6159).

21/11 (quinta-feira)

17h – Diálogos na Catedral com tema “Conservação e restauro nas obras da Catedral”, conduzido pelas professoras do Curso de Conservação e Restauro da UFPel, Andréa Bachettini e Daniela Fonseca. Local: Salão São José.

22/11 (sexta-feira)

14h30 – evento cultural de rua com diversas atrações: praça de alimentação, brechó, antiquários, artesanato, coletivo Autores de Pelotas, bate-papo e pocket show de Mano Rick – alunos da Escola Monsenhor Queiroz.

18h – Missa e Catedral iluminada

19h – Grupo percussão Nosso Papo

19h30 – Coral Infantil do Conservatório de Música da UFPel

20h – Coral feminino do Conservatório de Música da UFPel

20h30 – Cinema ao ar livre*: Filme “Cachorro” (*levar cadeira de praia).

23/11 (sábado)

9h às 12h – mateada e feira agroecológica.

24/11 (domingo)

19h – Missa de encerramento na Catedral São Francisco de Paula.

Publicado em 14/11/2019, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Culturais, Notícias.
Marcado com as tags Arte, Catedral, Conservação e Restauro, Cultura, ICH.