5ª SIIEPE bate recorde de inscrições

A UFPel encerrou o período de inscrições para a 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas (SIIEPE/UFPel) com recordes de inscrições. O encontro, que ocorrerá em outubro, congrega o 3º Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o 5º Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o 6º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o 21º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) e o 28º Congresso de Iniciação Científica (CIC).

Ao todo foram 4088 inscrições homologadas. Um dos números mais expressivos desta 5ª edição foi do ENPOS que teve 1151 inscritos, o que representa 412 pesquisadores a mais do que na última edição do evento ocorrida em 2018. Para o coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rafael Vetromille Castro, este dado é importante dentro do contexto de cortes que a ciência vem enfrentando. “Mesmo em um período de crise e de ataque às Universidades, a comunidade da UFPel quer mostrar à sociedade que a ciência aqui é forte. O ENPOS, por exemplo, superou a marca dos 1100 trabalhos inscritos pela primeira vez em três anos do evento”, sublinhou.

No mesmo sentido, o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Marcos Britto, acredita que o número expressivo de inscrições no CIC, CIT e ENPOS revela que mesmo diante das dificuldades financeiras que a Universidade e as agências de fomento passam devido a cortes orçamentários, a produção científica na Universidade, seja na Iniciação Científica, na Inovação Tecnológica ou na Pós-Graduação segue tendo destaque. “Nesse sentido, a SIIEPE deste ano tem importância fundamental para, por meio da divulgação da ciência produzida na UFPel, reafirmar o papel que as Universidades Federais possuem no desenvolvimento social e econômico do país”, concluiu.

Outro número significativo foi do III CIT que congrega trabalhos de inovação tecnológica, os 81 projetos inscritos superam os de 2018 e 2017, ano que ocorreu a primeira edição do evento e que teve 49 inscritos. Para o coordenador de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Vinicius Farias Campos, estes dados demonstram que a comunidade está cada vez mais engajada e disposta a tratar do tema de inovação. “Os Rankings já apontam que nos últimos três anos a UFPel cresceu significativamente na capacidade de interação com o setor produtivo. Esperamos que este congresso, aliado a outras iniciativas, contribuam para o crescimento da interação da UFPel com a sociedade, demonstrando a contribuição desta instituição pública para o desenvolvimento social e econômico do país”, disse.

A segunda edição do evento “Sua Tese em Três Minutos”, no qual doutorandos têm a missão de apresentar sua pesquisa e a relevância para a sociedade numa linguagem dinâmica e acessível para o público leigo em, como o nome já diz, apenas três minutos. O evento teve 18 Programas de Pós-Graduação inscritos e terá um diferencial em relação à última edição: a participação de instituições de ensino médio que serão convidadas para assistir as apresentações dos pesquisadores. O objetivo é dar visibilidade à ciência feita na UFPel e estimular os futuros estudantes da Universidade. Outra das novidades desse ano vai ser a comprovação da presença através de QR Code.

Publicado em 26/09/2019, na categoria Notícias.