Início do conteúdo

Campanha pede doação de sangue nesta sexta (13)

Nesta sexta-feira (13), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio de seu projeto de extensão interdisciplinar Barraca da Saúde, realizará um mutirão de doação de sangue no Hemocentro de Pelotas, às 13h, em comemoração de um ano do projeto.

O Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) atualmente abastece três instituições de saúde em Pelotas, o Hospital São Francisco de Paula (HUSFP/UCPEL), o Pronto Socorro e a Beneficência Portuguesa, além de também ser encarregado de abastecer outros 13 municípios da região.

O que precisa para doar?

Precisa-se estar em boas condições de saúde, levar documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos (adolescentes de 16 e 17 precisam estar providos de autorização de seu responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos, não estar em jejum, ter dormido, pelo menos, seis horas antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, estar com intervalo de no mínimo 60 (para homens) e 90 dias (para mulheres) depois da última doação de sangue, não ter sido diagnosticado com hepatite após os 11 anos, não estar grávida ou amamentando, não possuir nenhuma doença transmissível pelo sangue (aids, sífilis, entre outras) e não ter feito tatuagem, colocação ou retirada de piercing e maquiagem permanente nos 12 meses antecedentes.

Participe! O HemoPel estará aberto das 8h às 18h e está localizado na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é (53) 3222-3002.