Professor do curso de Computação da UFPel publica livro pela Springer

O professor Luciano Agostini, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel, acaba de publicar o livro “Algorithms for Efficient and Fast 3D-HEVC Depth Map Encoding” pela Editora Springer. O livro foi escrito em parceria com o professor Gustavo Sanchez, do IFFar, e o professor César Marcon, da PUCRS, e relata o estado da arte na área de compressão de vídeos digitais em três dimensões, incluindo diversas contribuições relevantes dos autores para esse tema.

Segundo Luciano, essa é uma conquista importante, pois livros publicados por editoras internacionais e disponíveis no mundo inteiro nos catálogos de distribuidores como a Amazon, ampliam a visibilidade do trabalho desenvolvido, atingindo públicos distintos daqueles tradicionalmente atingidos por publicações de artigos em periódicos e trabalhos em eventos. “Estamos muito felizes com mais essa importante produção do nosso grupo. Esse tipo de resultado mostra maturidade do grupo e a relevância das produções que temos gerado em parceria com diversos pesquisadores no Brasil e no exterior. A parceria que viabilizou esse livro tem gerado trabalhos muito relevantes, que estão entre as principais referências mundiais no tema de codificação de vídeos 3D” destacou. Para o professor, “Esse livro agrupa as principais contribuições do grupo no tema, além de apresentar os principais conceitos relacionados a esta tecnologia. Assim, esse livro tem potencial para se tornar uma referência bastante importante para a área”.

A versão digital do livro está disponível no site da editora, no link  https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-030-25927-3 e, também, nos sites de distribuidoras internacionais. O lançamento da versão impressa está marcado para o dia 24 de setembro. Luciano Agostini é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Computação e líder do Video Technology Research Group (ViTech) da UFPel, onde tem desenvolvido pesquisas na área de compressão de imagens e vídeos digitais.

Publicado em 30/08/2019, na categoria Notícias.